resumo do capitulo 5 plt 245 gestão do conhecimento

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
Da administração a promoção do conhecimento

Introdução
Desde o inicio da década de 1990, a administração do conhecimento tornou-se o assunto do momento. Os pesquisadores da administração, os consultores e os especialistas da mídia e de todo o mapa global exortavam as empresas atuais a considerar a criação do conhecimento uma fonte de vantagem competitiva, para enfocar as necessidades dostrabalhadores do conhecimento – o corpo crescente de profissionais engenheiros, os cientistas, os médicos, os escritores, os projetistas de software e os outros pensadores criativos – visando a construir um ambiente de aprendizado que preencherá as demandas da economia de informação pós-industrial. Empresas pioneiras como Skandia, GE, Unilever, Siemens e Nokia não apenas reforçaram o interesse pelaadministração do conhecimento através de seus sucessos, mas também mudaram significativamente as maneiras como operam.
Muitos administradores hoje admitiriam prontamente que a criação do conhecimento tem importância para suas empresas, principalmente se trabalharem para empresas de alta tecnologia que dependem de inovação. Eles talvez até admitiriam que suas empresas deram a criação doconhecimento prioridade , através de workshops especiais, novos procedimentos, escolha de um responsável pelo conhecimento, utilização extensiva de tecnologia da informação, e assim por diante. A criação do conhecimento é um processo frágil, que não é passível as técnicas da administração tradicional devido as características do conhecimento em si. O conhecimento é tácito e também explicito. É umproduto social, gerado pela interação intima entre as pessoas. O conhecimento deve ser gerado, portanto, em um ambiente verdadeiramente empático, onde as pessoas importam-se com as experiências individuais genuínas.
Barreiras á criação do conhecimento
Barreiras individuais: resistência a mudança da auto-identidade
Podemos encontrar varias barreiras á criação do conhecimento, quanto individuaisquanto organizacionais. Iniciaremos com as barreiras individuais. A criação do conhecimento no nível individual envolve a capacidade de lidar com novas situações, eventos, informação e contextos. Consideremos a seguinte declaração de um administrador, em relação ao programa que pretendia transformar a empresa para qual trabalha em uma organização de aprendizado:
[Nosso programa] é sobre levartoda a organização, através de um processo de renovação, das antigas maneiras de fazer as coisas para uma nova maneira. Seu sucesso reside em sua capacidade para galvanizar toda força de trabalho para criar um novo futuro, não apenas para eles mesmos, mas para toda a organização. É a liberação das capacidades inexploradas das pessoas para sustentar os crescimentos importantes sem custosadicionais.
Descrições similares podem ser ouvidas em outras empresas otimistas presumem que as organizações sejam bastante proativas. E, sob tal cenário róseo, os trabalhadores individuais são totalmente capazes de lidar com novas situações – daí a alegação de que essas “capacidades inexploradas” não importaram em “ custos adicionais”.
Para usar a terminologia do conhecimento psicológico dodesenvolvimento, Jean Piaget (1960), as pessoas lidam com a alimentação sensorial através dos processos gêmeos de assimilação é um processo pelo qual o individuo integra esses em suas experiências existentes. Em outras palavras, os indivíduos “fazem sentido de” e “compreendem” o mundo através da assimilação. Por exemplo, em uma fabrica automatizada, quando um painel de controle indica superaquecimentode uma máquina, o engenheiro experiente assimila esse sinal. Sua resposta será proveniente de anos de treinamento e de resultados em um desempenho de rotina.
Em outros casos, os indivíduos enfrentam novas situações para as quais não tem respostas ou rotinas claras. A acomodação é um processo pelo qual as pessoas dão significado a novos sinais de entrada, distinguindo-os como algo que reside...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo capitulo 1 plt 245
  • Resumo Capitulo 5 PLT Comportamento do Consumidor
  • Gestão do Conhecimento
  • Capitulo 5 plt de economia
  • Resumo do capitulo 2 plt
  • Resumo Livro Gestão Empresarial Capitulos 5 a 7
  • Questoes capitulo 5 plt de economia
  • resumo do capitulo vII e VIII da PLT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!