Resumo do capiitulo 2 do livro "tres ensaios sobre a teoria da sexualidade"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SEXUALIDADE INFANTIL

O capitulo dois do livro “Tres ensaios sobre a teoria da sexualidade” Freud aborda a sexualidade infantil. O primeiro tema a analisar é sobre a amnésia infantilque encobre na maioria das pessoas os primeiros anos de vida, questionando o porquê de não conseguirem recordar acontecimentos da primeira infância. Concluindo que esta amnésia é fruto do recalcamentoe, assim, a relaciona às psiconeuroses. Em suas palavras: “Não há como falar, portanto, em nenhum declínio real das impressiones infanis, mas sim numa amnesia semelhante à que observamos nos neuróticosem relação às vivencias poesteriores , e cuja essência consiste num mero impedimento da consciência (recalcamento)”.(p.165)
Mais adiante o autor utiliza o exemplo do chuchar pararepresentar as manifestações da sexualidade na infância. Ele diz que a finalidade deste comportamento não está na satisfação alimentar, já que a criança suga várias coisas que não estão relacionadas àalimentação (objetos, órgãos de seu próprio corpo ou de outrem) . Como diz no texto: “o sugar com deleite (...) leva ao adormecimento, ou mesmo a uma reação motora numa espécie de orgasmo”. (p.169)Entre outras coisas afirma que a pulsão nesta etapa é auto-erótica, pois, a princípio, é desprovida de objeto e voltada para o próprio corpo. Assim, diz que o ato de chuchar é precedido dasprimeiras mamadas, em que os lábios se tornaram zonas erógenas.
De algumas exemplificações e analises do ato de chuchar que toma como modelo define três características principais da sexualidadeinfantil: origina-se a partir de uma função somática (a satisfação foi vivenciada antes para que se tenha a necessidade de repeti-la em função de um aumento da tensão), são auto-eróticas e o alvosexual se acha sob o domínio de uma zona erógena (que são estimuladas perifericamente).
Mais adiante faz um estudo da outra zona erógena, que segundo ele de grande importância: a zona anal....
tracking img