Resumo do cap. 4 do livro ensinar a ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo 4 do livro Ensinar a Ensinar
- Introdução
A questão da disciplina tem sido um grande desafio para os professores, sendo tema muito discutido em debates que abordam o sistema de ensino atual.
A disciplina tem dois significados, pode ser usada como nome de uma matéria e são regras que se tem que seguir rigidamente, imposta por algum órgão ou situação.
No caso da sala de aulacabe ao professor cuidar para que não venha ocorrer indisciplina no comportamento e na sala de aula.
- A disciplina e a atividade intelectual
Os jesuítas utilizaram do método da disciplina, não se limitaram apenas a um trabalho escolar, mas sim despertar na criança talentos e instrumentos necessários para exercer um papel na sociedade.
Do ponto de vista pedagógico a educação jesuítica foi bemplanejada. Os alunos eram divididos em decúrias ou partidos opostos, cargos tidos como resultado dos estudos disciplinados, sem o uso de violência, mas através de um grande exercício mental.
No início do século XIX a questão da disciplina se tornou de canalizar e aproveitar as próprias riquezas dos alunos. Cabia ao professor guiá-los para que pudessem obter o controle de si mesmos.
Nos anos80 Carlos Alberto Guimarães, afirmou que disciplinar-se é aceitar as exigências que os abjetos nos impõem. O que significa que a disciplina do aluno busca a efetivação da aprendizagem, para um bom domínio da matéria é necessário à submissão das regras estruturais de cada objeto de estudo.
A função do professor é de apresentar a matéria ao aluno confrontando-a com a consciência do mesmo.
Adisciplina relacionada à atividade mental ou atitude intelectual, aparece como requisito importante na aprendizagem do aluno.
- A disciplina e a formação do caráter
A disciplina tem a função de tirar a selvageria com que a criança nasce naturalmente, por meio da educação apresentando as regras sociais e morais.
Dando máxima autoridade ao professor para ensina-la, pois, com sua experiência e culturaterá ação e poder eficaz para orientá-la no caminho da sabedoria e virtude.
A disciplina se constituiu num conjunto de regras morais em que cada um se sente submetido às determinadas obrigações e regras, unindo todos.
A família não é capaz de ensinar tais valores à criança porque põe em jogo sentimentos vigoroso.
Alain separa pais e professores, diz que o amor dos pais é impaciente, já oprofessor é insensível aos apelos afetivos. O que prevalece na escola é o verdadeiro e justo, assim a criança adquire autodisciplina.
A criança deve ser submetida ao pedagogo e afastada da vida social adulta onde reina a corrupção.
- A disciplina e as motivações interiores
A disciplina também pode expressar o desenvolvimento e a maturidade do aluno, quando aplicada de forma severa geraautodisciplina no mesmo.
Ela tem como objetivo formar cidadãos livres, o que significa que respeitem as leis e sejam responsáveis por seus atos.
O propósito pedagógico da escola é apontar uma direção ao trabalho do aluno.
- O que as pesquisas têm demonstrado
A questão de indisciplina dos alunos tem sido a maior causa de problemas emocionais e psicológicos dos professores. Tem como resultado muitas dasvezes, a desistência do professor.
No início dos anos 80 foi feito uma pesquisa numa escola pública da periferia de São Paulo, elas apontaram que o conceito de disciplina é associado à inversão da escola em um ambiente moral e organizado.
Chegou-se a essa tese por menções religiosas e em escritos na lousa, e a autoridade indiscutível do professor, nos planos de pedagógicos tinham menções depunições humilhantes e o professor era tido como superior aos alunos.
Os mesmos limitavam os movimentos dos alunos, limitavam até a fala dos alunos usando a disciplina como pretexto.
O fato das crianças se sentarem em ordem alfabética sem se levar em consideração os vínculos afetivos com os colegas, o método de ensino era através de cópias e de memorização deixam clara a ideia do modelo de escola...
tracking img