Resumo do cap 3 e 4 tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 3 - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A Administração Cientifica –assim chamada por aplicar-se aos métodos da ciência aos problemas da Administração-, foi criada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, entre outros. A preocupação inicial foi o desperdício e as perdas sofridas pela indústria,por isso sua finalidade foi aumentar a eficiência industrial por meios de métodos e técnicas da engenharia.

OBRA DE TAYLOR
1. Primeiro Período de Taylor
Taylor racionalizou o trabalho do operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Ele verificou que alguns operários produziam mais que os outros com as mesmas condições e que estes se acomodavam, pois a remuneração era a mesma, assimcriou condições de pagar mais a quem produzisse mais.
Para permitir o controle dessa Administração, aplicaram-se métodos científicos de pesquisa: os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados para que pudesse ser criada uma atmosfera cordial que garantisse a permanência nesse ambiente.
2. Segundo Período de Taylor
Concluiu-se que a racionalização do trabalhooperário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. A partir daí, Taylor desenvolveu seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Científica, sempre visando a tarefa do operário.
Para ele, as indústrias de sua época padeciam de três males:
• Vadiagem dos operários que reduziam a produção acerca de um terço do que podiam produzir, para evitar redução das tarifasde salário pela gerência.
• Desconhecimento da gerência da rotina e tempo de trabalho necessário para sua realização.
• Falta de uniformidade nas técnicas e métodos de trabalho.
Para sanar estes três males, Taylor criou o Scientific Management, que seria uma evolução e não uma teoria, tendo 75% de análise e 25% de bom senso.
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Taylor achava que aorganização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. No entanto, ele criou elementos para aplicá-la: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.
O principal objetivo da Administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e automaticamente omáximo de prosperidade ao empregado, adquirindo uma troca de interesses entre ambos.
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
Chamou-se ORT a substituição de métodos empíricos e rudimentares da realização das tarefas por métodos científicos que se fundamentam nos aspectos a seguir.
1. Análise do trabalho e de estudo de tempos e movimentos.
A divisão e subdivisão de todos os movimentosnecessários e adequação dos instrumentos para a execução de cada operação, assim sendo mais econômico e mais eficiente em menos tempo.
2. Estudo da fadiga humana.
Gilbreth verificou que a fadiga predispõe o operário a diminuição de produtividade e qualidade de trabalho, assim evitaram, por meios de outros elementos, a fadiga, mas não eliminaram-na.
3. Divisão do trabalho e especificações dosoperários.
Divisão do trabalho e especialização do operário para elevar sua produtividade, eliminando os movimentos desnecessários e economizando energia.
4. Desenho de cargos e tarefas
Taylor foi o pioneiro, com a simplificação dos cargos e tarefas permite que os operários se especializem produzindo mais e com mais qualidade, ao mesmo tempo permitindo total controle por parte dosupervisor.
5. Incentivo de salários e prêmios por produção.
O operário que produz pouco ganha pouco e vice versa, desta forma Taylor e seus seguidores criaram planos e incentivos salariais de prêmios de produção, para os que produzissem mais.
6. Conceito de homo economicus.
O homem, centrado em sua necessidade, passa a produzir o máximo de sua capacidade física, com objetivo de obter...
tracking img