Resumo do capítulo “antecedentes históricos da administração”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2116 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Capítulo

“Antecedentes Históricos da Administração”

Autor Idalberto Chiavenato

Introdução
A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.
Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavampequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.

Influência dos Filósofos
■ Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
■ Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.
■ Aristóteles discípulo de Platão. Nolivro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:
□ monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);
□ aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia);
□ democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).
■ Francis Bacon filósofo e fundador da LógicaModerna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.
■ René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (que teve profunda influencia na Administração no século XX),cujos princípios são:
□ Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: não aceita nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência clara e distintamente - aquilo que é realmente verdadeiro, evitando-se a precipitação.
□ Princípio da Análise ou de Decomposição: divide cada problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução, eresolvê-Ias cada uma, separadamente.
□ Princípio da Síntese ou da Composição: conduzir de maneira ordenada o pensamento e o raciocínio, começando pelos assuntos mais fáceis até os mais difíceis.
□ Princípio da Enumeração ou da Verificação: revisar para não omitir nada.

Influência da Organização da Igreja Católica
Ao longo do tempo, a Igreja Católica estruturou sua organização emuma hierarquia (simples e eficiente) de autoridade, estado-maior (assessoria) e coordenação funcional para assegurar integração. Sua organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa. Esse tipo de organização serviu de modelo para as organizações ávidas de experiências bem-sucedidas.

Influência da Organização Militar
Há 2.500 anos, Sun Tzu, general e filósofochinês, escreveu um livro sobre a arte da guerra no qual trata da preparação dos planos, da guerra, da espada, das manobras, das táticas, do exército em marcha, do terreno, dos pontos fortes e fracos do inimigo e da organização do exército.
A organização linear originou-se dos exércitos da época medieval. O princípio da unidade de comando (cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo daorganização militar.
A escala hierárquica - os vários níveis hierárquicos de comando com autoridade e responsabilidade, delegando autoridade para níveis mais baixos da organização militar.
A organização militar utiliza o princípio de direção, onde todo soldado deve saber o que se espera dele e aquilo que deve fazer.

Influência da Revolução Industrial
A invenção da máquina a vapor por James Watt(1736-1819) e sua aplicação à produção levou a uma nova concepção de trabalho responsável por mudar a estrutura social e comercial da época e provocar a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e é dividida em duas épocas distintas.
A Primeira Revolução Industrial (1780 a 1860): ou revolução do carvão e do ferro, passou por quatro fases:
□ Mecanização da...
tracking img