Resumo do capítulo “antecedentes históricos da administração”

Resumo do Capítulo

“Antecedentes Históricos da Administração”

Autor Idalberto Chiavenato

Introdução
A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza einovação.
Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavampequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.

Influência dos Filósofos
■ Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico eda experiência.
■ Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.
■ Aristóteles discípulo de Platão. Nolivro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:
□ monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);
□aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia);
□ democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).
■ Francis Bacon filósofo e fundador da LógicaModerna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.
■ René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês,considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (que teve profunda influencia na Administração no século XX),cujos princípios são:
□ Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: não aceita nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência clara e distintamente - aquilo que é realmenteverdadeiro, evitando-se a precipitação.
□ Princípio da Análise ou de Decomposição: divide cada problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução, e...
tracking img