RESUMO DO ARTIGODE Aline Salheb Alves e Maria Helena Baena de Moraes Lopes “Uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes universitários”

878 palavras 4 páginas
De acordo com os autores Aline Salheb Alves e Maria Helena Baena de Moraes Lopes em seu artigo “Uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes universitários” que tem como tema a sexualidade, mostra que a mesma está presente em toda a tragetória de vida do ser humano e busca sua asserção na adolescência.
Entretanto, não é de regra que o desenvolvimento da sexualidade é acompanhado de um amadurecimento psicológico, o que por sua vez torna a etapa da adolescência, algo com extrema vulnerabilidade a riscos que estão interligados à propriedades do desenvolvimento psico-emocional dessa fase da vida.
As articulistas apresentam estudos relatando que frequentemente a vida sexual se inicia na adolescência, devido a influências e às mudanças de valores. No entanto o dia a dia da sexualidade com os adolescentes, expõem os mesmos à gravidez precosse, aborto e doenças sexualmente transmissíveis,
No Brasil, se faz muito uso dos métodos anticoncepcionais, porém o mais aderido são os da esterilação tubária (laqueadura) e a pílula anticoncepcional, sendo os mesmos utilizados por cerca de 40% e 21% das mulheres. Já entre os adolescentes os métodos mais aderidos foram os preservativos masculino e a pílula anticoncepcional. Entretanto, poucos pesquisaram a parcela universitária.
Com isso, fora decidido a elaboração de um estudo com a população adolescente devido a carência de maior conhecimento sobre esse grupo, com relação ao seu processo de decisão e as influências sofridas, para o desenvolvimento de estratégias de intervenção. Uma vez que o público alvo apresenta um diferencial em relação ao perfil educacional.
Sendo assim foi desenvolvida a pesquisa nomeada “Locus de controle e conhecimento, atitude e prática para o uso da pílula e preservativo entre adolescentes universitários”. Onde o mesmo tem como objetivo identificar os métodos anticoncepcionais (MAC) utilizados entre adolescentes, alunos integrantes de uma universidade pública de São Paulo, e representadar seu

Relacionados