Resumo do artigo o perfil do engenheiro ao longo da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo apresenta idéias, as quais a Engenharia é uma boa base para administrar negócios de qualquer natureza, onde o engenheiro possui o perfil de um empreendedor capaz de enfrentar desafios degrande porte.
Refletir a identidade do engenheiro, talvez seja o primeiro passo para a formação do profissional dessa área, pela geração de um ambiente de aprendizado capaz de estimular ascaracterísticas e a habilidades que definem esse perfil.
O engenheiro que sabe reconhecer seu papel de construtor das condições de vida, manter o olhar preciso e a ação objetiva, caracteriza sua inserção ao longoda historia.
Comparando o engenheiro contemporâneo com o engenhoso ser pré-histórico das cavernas, pode-se observar uma postura, um olhar curioso e uma ação, uma intervenção nas condições concretas,pela modificação ou uso de materiais que estão a sua disposição.
Pode-se dizer que foi um ancestral do engenheiro quem adaptou uma roda rudimentar para facilitar o deslocamento, pois lá estava oespírito prático, a capacidade de visualização do problema, habilidade manual, entre outros.
Um projeto da engenharia cujo produto mantém sua grande importância ate nossos dias ocorreu ainda no períodoneolítico, a agricultura. Com o aparecimento das cidades veio o crescimento metalúrgico, desde então, a evolução da engenharia tem seguido a evolução da ciência: estradas, pontes, barragens,edificações, canalização de água e esgoto, engenhos de guerra (como na dominação romana).
No final da Idade Media trouxe consigo um novo estilo de ciência que armou a engenharia com uma nova e poderosaferramenta: a possibilidade de prever o comportamento de seus projetos e experimentos sem a necessidade de construí-los antes; o que chamamos hoje de simulação.
Há aproximadamente 300 anos criou-se uma novasociedade com a revolução industrial trazendo novas maquinas, e no centro dessa transformação encontra-se o engenheiro, produto e representante dessa sociedade.
Na era pós-industrial não basta...
tracking img