Resumo do artigo “a escrita, uma evolução para a humanidade”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escrita pode chegar até nós através da leitura de um livro, uma informação em um quadro, um telejornal, ou simplesmente de alguém.
Mas afinal o que seria o mundo sem a escrita? No primeiro tópico do texto, a autora Leila Minatti Andrade cita: “Provavelmente não existiriam livrarias e bancas de revistas. Se existissem professores, as aulas seriam, normalmente, expositivas. Ah, e também nãoexistiriam escritores, é óbvio. Histórias, romances, contos, poesias, só existiriam se fossem contadas de gerações para gerações. Nada seria documentado, sendo assim não teríamos Certidão de Nascimento e muito menos Carteira de Identidade e Atestado de Óbito (…) Estes seriam alguns dos exemplos de como seria um mundo sem escrita. Hoje em dia parece inaceitável e incabível viver sem ela, mas em temposremotos era assim. É claro que o contexto da época era totalmente diferente do de hoje; mesmo assim, foi por sentir uma extrema necessidade de representar graficamente nossas ideias, sentimentos, opiniões, nossa história e para nos comunicar com quem está distante, entre outras coisas, que surgiu a escrita.“
Segundo Sampson, citado pela autora, “a invenção da escrita aparece tardiamente comrelação ao aparecimento da linguagem; ela apareceu depois da chamada "revolução neolítica", e sua história pode ser dividida em três fases: pictórica, ideográfica e alfabética. A fase pictórica corresponde aos desenhos ou pictogramas, os quais não estão associados a um som, mas à imagem daquilo que se quer representar. A fase ideográfica é representada pelos ideogramas, que são símbolos gráficos querepresentam diretamente uma ideia, como, hoje em dia, certos sinais de trânsito. A fase alfabética se caracteriza pelo uso de letras, as quais, embora tenham se originado nos ideogramas, perderam o valor ideográfico e assumiram uma nova função de escrita: a representação puramente fonográfica.”
No terceiro tópico que se refere a “escrever e falar”, a autora diz que “Embora seja imenso o númerode escritores, é ainda maior o número de leitores. Das pessoas que sabem escrever, a maioria pouco utiliza a escrita e, quando a utiliza, é para coisas elementares, como deixar bilhetes, mandar recados e escrever cartas. Muitos, depois da invenção do telefone, pararam até de escrever cartas, já que falar por telefone é mais prático e se tem uma resposta imediata, pois os interlocutores estão "voza voz", e a elaboração e produção da fala ocorrem simultaneamente. Escrever é um ato solitário, leva mais tempo, exige, talvez, um pouco mais de concentração, e o escritor tem de se preocupar com o seu virtual leitor. Se não bastasse isso, a escrita é mais formal do que a fala. Outro motivo que faz com que as pessoas prefiram a fala à escrita é que um erro na oralidade não é tão perceptívelquanto na escrita. Ler e falar são mais cômodos que escrever, já que não existe tanto conhecimento sintático, morfológico e ortográfico quanto a escrita exige.”
Já no quarto tópico que se refere “a internet e a volta da língua escrita”, Leila Minatti Andrade explica: “mais de um milhão de pessoas estão ligadas à rede. Todos os dias milhares de novos brasileiros se conectam à Internet e essacomunidade, evidentemente, se comunica entre si. Milhares de pessoas, todos os dias, trocam mensagens, piadas, fofocas, receitas, confidências pessoais, etc., usando a língua escrita. Acredita-se que o número de escritores aumentou porque os programas de comunicação da Internet são inovadores, dispensam papel, envelope, selos e carteiro. Entretanto, grande parte da comunicação via Internet não deixa de sermais uma maneira de se bater um papo escrevendo um texto, principalmente nas mensagens trocadas em “tempo real”, como nos “bate-papos”. Por mais que a Internet tenha aproximado a linguagem escrita da linguagem oral, às vezes as palavras não conseguem traduzir as expressões e sentimentos; para isso foram criados os Emoticons, que são símbolos usados para representar as emoções que normalmente se...
tracking img