Resumo do artigo preferência manual

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Desenvolvimento Motor
Professor: Ednaldo Pereira Turno: 53
Aluno: Thamara Pias Costa Data: Outubro de 2011


Preferência Manual na Açãode Alcançar em Bebês em Função da Localização Espacial do Alvo

Análise Temática II

Em Preferencia Manual na ação de alcançar em bebês em função da localização espacial do alvo, Rosana Machado Souza, Eloisa Tudella e Luis Augusto Teixeira tiveram como objetivo mostrar de maneira bem simples um estudo sobre a direção e magnitude da preferência manual entre bebês de cinco meses de idade emtarefas de alcançar objetos estáticos dispostos em diferentes posições em relação a coordenadas egocêntricas. Além disso, foi verificada a influência do sexo sobre a preferência manual e a congruência entre a preferência manual dos seus pais. Esses autores abordam esse tema de forma que os leitores interessados, da área de Educação Física, consiga entender, porém em algumas ocasiões se torna um poucoconfuso.
O artigo dividiu-se em quatro seções: Introdução onde mostra diversas pesquisas de outros autores relatando a preferencia manual dos bebês. Também mostra alguns estudos sobre a noção de formação da preferencia manual a partir da interação com o ambiente e se inicia a apresentação do estudo realizado pelos autores; Método, explicaram quantos bebês participaram do estudo e dividiu-ospelo sexo (feminino e masculino) todos com cinco meses. Explicaram também os materiais e os procedimentos como três brinquedos coloridos e pequenos. Logo após mostraram a análise da preferência manual onde foi analisada em função da frequência de alcances com cada mão. Na terceira seção, resultados, os autores utilizaram gráficos para explicar melhor o que fora dito. E na quarta seção, discussão, osautores mostraram as conclusões da pesquisa com também algumas comparações com artigos de outros autores, nessa parte se torna um pouco confuso, pois acaba misturando as pesquisas que já haviam sido estudadas com a pesquisa realizada por eles.
Segundo Souza, Tudella e Teixeira (2011), o aspecto original da investigação era realizar uma analise mais refinada da preferência manual. Tinham comopropósito revelar se as diferentes categorias de manualidade observadas nos adultos são detectáveis nos estágios iniciais do desenvolvimento da preferência manual. Eles relataram também que há uma hipótese de que a posição do brinquedo influi na escolha da mão para alcançá-lo. Os autores resolveram fazer essa pesquisa com 22 bebês com cinco meses de idade sendo nove do sexo feminino e 13 do sexomasculino onde foi observada qualquer outra alteração que pudesse trazer prejuízos ao desenvolvimento neuromotor, cognitivo e afetivo do bebê.
Para a realização desse estudo os autores colocaram os bebês posicionados em uma cadeira infantil reclinada em 50º em relação ao plano horizontal onde foram utilizados três brinquedos coloridos e pequenos com formato e peso similares. Eles mantinham aexposição do brinquedo durante 60s e a sequência das posições de apresentação do brinquedo foi a mesma para todos os bebês. Os bebês tinham três tentativas de alcance em cada uma das três posições. Para que a mão usada pelo experimentador não influenciasse o bebê ele utilizou as duas mãos quando apresentava os brinquedos.
Segundo os autores, a preferência manual foi analisada em função da frequência dealcances com cada mão, que incidiu no número de vezes que o bebê realizou o alcance com as mãos direita e esquerda em cada posição de apresentação do brinquedo. Quando o bebê tocava o brinquedo com apenas uma das mãos o alcance ficava classificado como unimanual. O alcance bimanual era quando os bebês tocavam com as duas mãos. Os experimentadores para alcances unimanuais atribuíram um ponto para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manual artigo
  • Resumo de artigo
  • Resumo de Artigos
  • Resumo do Artigo
  • Resumo artigo
  • Resumo da artigos
  • Resumo de Artigo
  • Resumo de Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!