Resumo do artigo: neuropsicologia : a expressão comportamental dos processos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do artigo: Neuropsicologia : A expressão comportamental dos processos mentais

O artigo ressalta aspectos relativos a uma avaliação neuropsicológica e discute possibilidades de aplicações do conjunto de técnicas, observações e avaliações ao campo da Neuropsicologia.

Rao, segundo o artigo estabelece uma distinção entre a Neuropsicologia humana e a Neuropsicologia clínica. Segundo ele a1º é multidisciplinar, envolvendo especialistas das Neuociências em geral: enquanto a Neuropsicologia clínica é tipicamente praticadas por psicólogos clínicos.

Luria, segundo o artigo, define Neuropsicologia como a ciência que estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais. Logo, trata-se de uma especialidade que aborda as relações entre funções cerebrais e comportamento.Questões básicas de pesquisa,podem ser bem mais exploradas através da escolha de pacientes com um único distúrbio neurológico, cuja patologia seja bem circunscrita.
Pacientes com lesões muito parecidas podem demonstrar casos extremamente diversos, quer seja por seus aspectos filogênicos ou por seus aspectos ontogênicos. Damásio diz que as mesmas pequenas variações que marcam e individualizam as facesdas pessoas estão presentes, ou se repetem, em seus cérebros.


1. Avaliação

A avaliação neuropsicológica visa caracterizar de maneira mais compreensiva o status cognitivo e emocional do paciente. Objetiva correlacionar as funções preservadas e as prejudicadas, na tentativa de compreender como a lesão cerebral afeta a realização das atividades de vida diária e o desempenho escolar evocacional.

A partir da década de 60, com a proliferação dos procedimentos mais especializados, os clínicos começam a expandir seu papel para localizar lesões nos hemisférios cerebrais. Na década de 80, foi presenciada uma mudança de ênfase da avaliação neuropsicológica, voltando-se para uma caracterização mais compreensiva do status do paciente. Portanto,a questão deixou de ser” Onde está a lesão?”, epassou a contemplar a natureza e a gravidade dos sintomas cognitivos e emocionais dos pacientes com diagnósticos mais precisos.


2. Aplicações

Na realização de uma avaliação neuropsicológica deve-se levar em consideração duas regras, “ que nunca devem ser quebradas”. São elas: (1) tratar cada paciente como um indivíduo; e (2) pensar sobre o que se está fazendo. Estas medidas se justificampeã diversidade de quadros neurológicos existentes, pelo perfil das habilidades compreendidas de cada paciente, e pelos propósitos de cada avaliação. A complexidade destes aspectos requer, portanto, que a avaliação seja flexível, aberta e criativa.

Como assinala Kajihara, segundo o artigo, sob a perspectiva neuropsicológica, a descoberta do sintoma não constitui o fim, mas o ponto inicial para oestudo das estruturas internas do distúrbio e identificação dos fatores subjacentes. O exame neuropsicológico aplica-se a uma série de propósitos: auxilio em diagnósticos; suporte no manejo, cuidado e planejamento de programas de reabilitação; avaliação da eficácia de tratamentos; fornecimento de informações para propósitos jurídicos; e pesquisa.

Em todas estas situações, o neuropsicologotenderá a cair em uma das duas categorias de questionamento: diagnósticas e descritivas. Questões diagnósticas remetem o neuropsicologo clínico à investigações da natureza das queixas e sintomas do paciente, quanto à sua etiologia e ao seu prognóstico; questões descritivas demandam a caracterização da condição dos pacientes.

Independente do motivo do encaminhamento torna-se importante frisar que asinformações e os achados só podem ser interpretados dentro de um contexto, onde tem relevância a idade, história de vida e escolaridade do examinado, portanto, a avaliação neuropsicologia exige uma abordagem multidimensional.

































Acadêmico(a): Priscila Mattana
Prof.: Cíbila
Matéria Neurofisiologia e Neuropsicologia


1- O...
tracking img