Resumo do artigo “Impactos socioculturais do turismo na comunidade de Tiradentes – MG”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo, “Impactos socioculturais do turismo na comunidade de Tiradentes – MG”, escrito por Gisela Maria Rezende de Souza e Cynthia Maria Brasiel de Filippo tem como finalidade abordar a percepçãode impactos socioculturais provocados pela atividade turística na comunidade de Tiradentes-MG, por meio de depoimentos dos moradores de como estes se relacionam com as mudanças.
A cidade deTiradentes esta localizada na mesoregião do Campo das Vertentes, a 190 Km de Belo Horizonte, possui uma população de 6.961 habitantes, de acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE e atualmente, tem oturismo como o principal meio do desenvolvimento econômico. Sua história e fundação esta ligada à descoberta do ouro em seu território. Foi fundada em 1702, por João de Siqueira Afonso, inicialmentebatizada como Arraial de Santo Antonio e posteriormente o nome foi modificando-se, para diferenciar de outras vilas e pelo fato de alcançar a categoria de cidade. Após o término do ciclo do ouro,iniciou-se na cidade um declínio socioeconômico, levando o município a procurar outras formas de se sustentar. Como por exemplo, a agricultura e a extração de cal. Em 20 de abril de 1938, o conjuntoarquitetônico da cidade foi tombado pelo IPHAN, sendo conservado quase intacto. A partir dos anos 60, a cidade de Tiradentes começou a explorar sua vocação para o turismo. Hoje, os segmentos de maiores destaquesem Tiradentes é o turismo cultural e o natural.
Alguns conceitos são importantes para que o debate, trazido pelo artigo, seja entendido. Como por exemplo, o conceito de impacto, que sãotransformações/mudanças de algo, alguma coisa ou alguém, resultando em impactos positivos ou negativos em qualquer tipo de impacto. Os tipos de impactos mais estudados e observados são os impactos sociais,econômicos, ambientais e culturais. Outra discussão a ser levantada é a questão do potencial do turismo como transformador do espaço. De acordo com Lage e Milone (2000, p.26):
O turismo é uma...
tracking img