Resumo do artigo heterogeneidade de desempenho das pequenas empresas brasileiras: uma abordagem da visão baseada em recursos (vbr)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Heterogeneidade de desempenho das pequenas empresas brasileiras: uma abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR)
Objetivo: Verificar se as diferenças de desempenho econômico (Taxa deCrescimento das Vendas -TCV) de pequenas empresas brasileiras, dentro de um mesmo setor, foram maiores do que as diferenças de desempenho econômico entre os setores.
Temas abordados na revisão: Dentre osdiversos itens abordados na revisão, é possível destacar que as causas das diferenças de desempenho organizacional estariam relacionadas aos aspectos externos das firmas, tais como a localização e oposicionamento estratégico. Outro ponto de vista advoga que a origem das diferenças de desempenho entre as firmas está na capacidade das mesmas se distinguirem dos seus concorrentes ou competidores naalocação e uso estratégico de competências (combinação integrada de recursos tangíveis e intangíveis) e capacidades organizacionais (agrupamento ou combinação de recursos tangíveis e intangíveis).Para a VBR, as competências e capacidades organizacionais são distribuídas de forma heterogênea entre as firmas de uma determinada indústria (setor) como resultado da trajetória histórica experimentadapelas mesmas. Uma vez que tais competências e capacidades sejam de difícil replicação (aquisição ou substituição), cria-se o potencial para o estabelecimento de vantagens competitivas que podem darorigem a desempenho econômico destacado à firma detentora destes recursos (WERNERFELT, 1984; BARNEY, 1991).
Efeito firma e efeito setor.
Metodologia: A pesquisa em questão caracterizou-se descritiva,porque descreveu aspectos acerca da heterogeneidade de desempenho econômico (taxa de crescimento de vendas) de uma amostra de pequenas empresas brasileiras. Foi realizado um levantamento com avaliaçãoquantitativa de dados secundários. Por se tratar de um levantamento, o universo da pesquisa referiu-se a todas as pequenas empresas brasileiras que participaram da pesquisa intitulada "Pequenas...
tracking img