RESUMO DO ARTIGO HERBIVORIA E ANATOMIA FOLIAR EM PLANTAS TROPICAIS BRASILEIRAS

318 palavras 2 páginas
Os insetos constituem 80% da vida animal do planeta,e são muito importantes para as plantas pois grandes polinizadores,mas também causam danos a elas pois em ao menos uma fase de sua vida apresentam o habito herbivoro.
Para evitar perdas as plantas desenvolveram mecanismos físicos e químicos para se defenderem desses insetos.
As defesas físicas que causam danos no inseto,podem ser depósitos cuticulares,epiderme mais espessa ,tricomas e fibras na folha.
A principal defesa física usada pelas plantas,é uma cobertura lipídica na epiderme foliar,que forma uma barreira contra fungos e insetos herbívoros,protegendo seus tecidos vitais,essa barreira também dificulta a deposição de ovos dos insetos,e diminui a perda de água da planta.
Algumas plantas tem em suas folhas a presença de tricomas que são das mais variadas formas,e também estão presentes em outros locais da planta em menor densidade,os tricomas gladulares contém substancias que causam repelência,imobilidade e ate a morte do animal, os tricomas também causam dificuldade na oviposição e reduzem a perda de água por transpiração.
O mesofilo das folhas que fica entre a epiderme superior e inferior, tambem conta com varias formas de defesa com o aumento do numero de camdas para aumentar a espessura da folha e o desenvolvimento de esqlerenquima,em mais de 200 familias de angiospermas há a presença de cristais de oxalato de cálcio no mesolfilo que possuem uma propriedade irritante que afasta os insetos.
As plantas também desenvolveram defesas químicas que ocorrem em espécies ricas em metabólitos secundários,que são classificados quanto á estrutura química nitrogenados,terpenóides e fenólicos.Há mais de 400mil desses compostos,que achava-se que não tinham nenhuma função,podem ser encontrados em varoas partes da planta.
Esses compostos inibem a disgestão e retardam o crescimento das lagartas,interferem em processos fisiológicos dos insetos.

Relacionados