Resumo do Artigo Em direção a uma demografia ambiental? Avaliação e tendências dos estudos de população e ambiente no Brasil. Eduardo Marandola Jr. Daniel, Joseph Hogan

794 palavras 4 páginas
Em direção a uma demografia ambiental? Avaliação e tendências dos estudos de população e ambiente no Brasil.
Eduardo Marandola Jr. Daniel, Joseph Hogan

O desenvolvimento de estudos de População e Ambiente (P-A) têm se desenvolvido rapidamente acompanhando com isso os campos do conhecimento ambiental e demográficos para melhor entendimento das dinâmicas ambientais, com isso foram criados fóruns para apresentação de trabalhos buscando o melhor entendimento entre população e meio ambiente.
O neomalthusianismo e sua vinculação ao crescimento populacional com a degradação do meio ambiente e agora relacionado ainda a pobreza, degradação ambiental e crescimento populacional, que tente a aumentar os danos causados ao meio ambiente a partir do crescimento populacional. A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), reunindo pesquisadores discutem a respeito das questões ambientais com o estudo de P-A, estabelecem uma rede de relações interdisciplinares que incorporam Sociologia, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Economia, Antropologia, entre outras áreas, no núcleo central de discussão e de inspiração temática, metodológica e epistemológica do GT.
As populações e o meio ambiente estão sendo alvos de estudos, como também as questões demográficas, que nem sempre são o alvo principal das reuniões, onde as temáticas evoluem e mudam a cerca de 20 anos, o autor esclarece que para um melhor entendimento da questão P-Aé necessário que o desenvolvimento interno possa contribuir para a formulação da problemática de um ponto de vista mais complexo.
A temática está registrada com tabelas e gráficos, que auxiliam a visualizar a produção do grupo de acordo com a evolução do interesse e da consolidação do tema, onde o autor sita três fases na evolução do grupo sendo: Vislumbres, Precursores e Consolidação, a primeira vislumbres se trata do primeiro encontro nacional da Abep, em 1978, onde a problemática ambiental estava sendo formulada em âmbito mundial, os dois

Relacionados

  • dinamica populacional
    72419 palavras | 290 páginas
  • megacidades RMSP
    73692 palavras | 295 páginas