Resumo do artigo: desenhando a realidade interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SANDRA CAETANO

ARTIGO SOBRE: TESTE PROJETIVO GRÁFICO - HTP








CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU
SÃO PAULO
2011







RESUMO DO ARTIGO: DESENHANDO A REALIDADE INTERNA.
O artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito da diferença que há no modo como neuróticos e psicóticos organizam suas produções gráficas, assemelhando-se à maneira como organizam suas vidas,observados pelos desenhos do HTP (House,Tree,Person), onde o indivíduo recebe o estímulo,porém tem o espaço em branco para que se revele.
A solicitação para que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa, não se faz nenhuma indicação de qual casa, tamanho ou tipo, o mesmo ocorre com a árvore e com a pessoa. Logo revelam-se, como uma técnica rica para exploração da realidade interna.
Cadaprodução projetiva é uma criação que expressa o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa.
Os testes gráficos são os que detectam, com maior precisão, as características estruturais e de integração de personalidade.
A origem do desenvolvimento psicótico é o resultado da interação de um modo exagerado de inveja constitucional com a presença de uma mãe ou substitutaincapaz de produzir empatia com as necessidades biopsíquicas da criança, segundo,Melanie Klein.
O conflito central na psicose é a necessidade de construir um aparato mental como único meio de sair do fechamento persecutório, no entanto qualquer função psíquica é tímida, pois pode despertar a consciência de dor e de enfermidade, não estabelecendo contato com a realidade, para desenvolver vínculos.
Naneurose o aparato psíquico conseguiu se organizar em função dos mecanismos adaptativos de representação em que cada modalidade neurótica elaborou distintos métodos defensivos que tentam evitar a dor dessa situação por meio de novas dissociações e parcializações do objeto.
Na neurose o conflito central é a necessidade de instalar e reparar o objeto bom em luta com sentimentos ambivalentes queameaçam essa conquista.
Diferença no modo de funcionamento dos neuróticos e psicóticos, quando se realiza uma atividade gráfica:
Nas produções que corresponde ao funcionamento psicótico: o fracasso em obter algum grau de sentido e integração, com características de objeto quebrado, desintegrado, desarticulado e desvinculado. A folha branca funciona como um disparador para a identificação projetivade aspecto minúsculos e fragmentados do corpo e do aparato mental do paciente,dando lugar a produções confusas e fragmentadas , predominando os aspectos do processo primário. O s desenhos são estranhos, parciais e confusos e não mantém entre si relações lógico-formais.
Nas produções que correspondem ao funcionamento neurótico, a percepção e o juízo de realidade e a atribuição de sentido àrealidade percebido estão mantidos de forma adequada. As tendências desorganizadora afetam áreas da personalidade, ocasionando inibições, bloqueios e sintomas, no entanto não alteram a percepção e a integração da realidade.
Foram escolhidos dois casos clínicos, cujo, os indivíduos já estejam em tratamento psicológico:
Caso 1 – Exemplo de funcionamento psicótico.
Dados pessoais e histórico:F.A.G.A., 17 anos, sexo masculino, solteiro, natural de Fortaleza, cursa primeiro ano do Supletivo. Foi criado pela avó materna desde os 5 anos de idade.Pais separados,mãe morando em São Paulo, não via o filho.Todo mês manda dinheiro. O pai mora em Fortaleza, após a separação, casou-se e não quis mais vê o filho. Há 4 anos mora em São Paulo, com a avó materna e sua mãe,casada novamente e tem um filho de4 anos.
Importante: o primeiro nome foi escolhido pelo pai, e o segundo pela mãe. Na escolha do nome houve brigas. O pai o chama de F. e a mãe de A., trazendo ambigüidade para o filho. Apresenta dificuldade escolar, falta de motivação me atenção dispersa. Suas tarefas escolares são copiadas duplamente.
A família tem conhecimento do comportamento do adolescente,e o não envolvimento emocional...
tracking img