Resumo do 6° capitulo do livro teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Decorrências da teoria das relações humanas

A experiência de Hawthorne permitiu que se mudasse a concepção de homo economicus, ou seja, a pressuposição de que as pessoas só seriam sensíveis a estímulos de ordem salarial, para a crença no homo social, para o qual as recompensas sociais e simbólicas seriam importantes também. Aparece a Teoria de Campo, de Kurt Lewin, que trata docomportamento humano, em função das pessoas e do ambiente. É explorada a preocupação com as necessidades humanas básicas, assunto da Abordagem Comportamental, que vai aparecer décadas adiante. Também os estudos sobre as necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização, sobre ciclo motivacional e moral e clima organizacional.
Essas causas se chamam necessidades ou motivos: são forçasconscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinado comportamento. A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades.
Existem três níveis ou estágios de motivação correspondem a:
* NECESSIDADES FISIOLÓGICAS : necessidades primárias e pertinentesa todos os animais;
* NECESSIDADES PSICOLÓGICAS : necessidades secundárias, pertinentes aos homens (afeição, aceitação, segurança íntima, participação, etc. );
* NECESSIDADES DE AUTO – REALIZAÇÃO: decorrem da educação e cultura da pessoa, realizar o seu próprio potencial;
Necessidades fisiológicas: básicas para a manutenção da vida: alimento, sono, abrigo, agasalho, impulso sexual(preservação de espécie)
QUANDO UMA NECESSIDADE É SATISFEITA, PERDE A FORÇA DA MOTIVAÇÃO. A TENDÊNCIA É PASSAR PARA O NÍVEL SEGUINTE.
* Satisfeitas as necessidades fisiológicas, tendem a assumir maior prioridade as de segurança: preservação, afastamento do perigo físico e do risco de privação das necessidades básicas.
* Satisfeitas as necessidades de segurança, a tendência é no sentido depassarem a serem prioritárias as necessidades sociais: participação, identificação com os seus iguais, formação de famílias, grupos de amigos, equipes, associações, etc.
* Satisfeitas as necessidades sociais, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de status e estima: necessidades de ego, amor próprio, reconhecimento do valor por si mesmo, e através do respeitoalheio.
* Satisfeitas as necessidades de status e estima, a tendência é no sentido de se tornarem prioritárias as necessidades de alto-realização: atingir o máximo do potencial individual, tornar-se aquilo que é capaz, dar uma contribuição efetiva para a sociedade e o páis.
A SATISFAÇÃO DESTAS NECESSIDADES TRAZ UM SENTIMENTO DE PODER ,PRESTIGIO, AUTO-CONFIANÇA: O INDIVIDUO INFLUENCIA O SEUAMBIENTE .
A INSATISFAÇAO PODE GERAR COMPORTAMENTO IMATURO E PERTURBADOR: ACESSOS DE RAIVA, DISCUSSÕES INUTEIS, ETC.
Ciclo Motivacional
O ciclo motivacional pode ser conceituado através de algumas variáveis. O corpo humano permanece em estado de equilíbrio até que um estímulo o invada, surgindo assim uma necessidade. Essa necessidade gera uma tensão no indivíduo a qualconduz para um comportamento ou ação que provoque a satisfação daquela necessidade. Se a necessidade é satisfeita, o indivíduo retorna ao equilíbrio psicológico. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior. Etapas do ciclo motivacional:

A motivação reflete no moral do indivíduo. Aabordagem comportamental evidencia também a questão da moral humana, decorrente do clima organizacional, a qual pode apresentar vários níveis, conforme a figura a seguir:
  
LIDERANÇA
Dentro deste foco pode-se definir ainda liderança como um processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados. Dentro da organização de...
tracking img