RESUMO DO 1º CAPÍTULO DO LIVRO, ÉTICA CRISTÃ E PÓS-MODERNIDADE. CHAVES, Irenio.

442 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

A ética esta diretamente ligada às qualidades e defeitos das pessoas, isso fica bem definido quando afirmamos que uma determinada pessoa presta ou não é boa ou má. Todos os assuntos que envolvem virtudes, vícios, qualidades, respeito, responsabilidades, dever, necessidade, tudo tem a ver com ética. Também tem a ver com ética a felicidade, já que esta consiste na ideia de prazer e bem estar (fato relacionado o uma boa aceitação social). Vale ressaltar que a felicidade está ligada ao campo da ética e que nesse campo de reflexão sobre as ações humanas esta a busca da vida boa. A felicidade vem despertando o interesse da ciência, que ao longo dos tempos vem desvendando explicações a respeito dessa que sempre foi uma das virtudes mais desejadas.

O CAMPO DA ÉTICA
A ética é um ramo da filosofia, é a reflexão filosófica que tem como preocupação a moralidade, podendo ser entendida como uma ciência ou como uma disciplina filosófica. Como ciência a ética tem na moral o objetivo de estudo, e como disciplina identifica o homem como ser social e histórico capaz de pensar e criar. O interesse da ética está vinculado ao conjunto de costumes, regras e valores que orientam as ações humanas segundo critérios socialmente aceitos. A investigação ética pode ser influenciada por uma tendência mais naturalista ou mais racionalista. Na abordagem naturalista não se admite a existência de fatores que norteiem a ação humana que esteja fora da natureza, já o racionalismo atribui à razão uma posição privilegiada entre as demais faculdades humanas, cujo papel é central na definição e ordenação de toda ação humana.

O CAMPO DA MORAL
A moralidade tem a ver com nossos sentimentos e nossas ações uma vez que estes são representativos de nossa consciência moral. Uma boa definição de moral seria dizer que estas são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, que orientam o comportamento humano, norteando suas ações e os seus julgamentos.
É

Relacionados

  • As mulheres negras por cima
    102934 palavras | 412 páginas
  • Chatô: O Rei do Brasil
    293066 palavras | 1173 páginas