resumo do 1capitulo do livro psicologia e autonomia

326 palavras 2 páginas
Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia (parte 1)
Primeira parte de um pequeno resumo do livro Pedagogia da Autonomia do grande mestre Paulo Freire.
O livro está estruturado em três capítulos,dentro dos quais o autor enumera e explica vinte e sete saberes mais que fundamentais – obrigatórios – na formação docente e na reflexão sobre a prática educativa, principalmente a progressista. Contudo,antes dos capítulos, o autor apresenta uma seção chamada “Primeiras Palavras”, em que escreve sobre os objetivos e as justificativas do livro. Neste espaço, ainda afirma suas tendênciasprogressistas, sua raiva ao neoliberalismo, sua apologia à reflexão crítica teoria/prática, e mais fortemente, a existência da ética no trabalho pedagógico.
No capitulo 1, Paulo Freire inicia considerando algunsdos conhecimentos explicados ao longo do livro essenciais para qualquer educador, e não somente ao progressista. Quando afirma que não há docência sem discência, refere-se à construção doconhecimento em um processo dialógico e dialético entre educador e educando, o que contrasta com a chamada “educação bancária”, caracterizada pela transferência de conteúdo do primeiro para o último. Esse tipode educação tão vigorante no presente leva-nos a ponderar que os ensinamentos do autor ou estão passando longe do processo de formação dos educadores, ou não estão sendo apreendidos em sua grandezae profundidade.
Após essa introdução, Freire pontua nove saberes relacionados a essa temática da solidariedade entre educador e educando. O primeiro coloca que ensinar exige rigorosidade metódica,que pressupõe um trabalho, por parte do educador, de despertar no educando a tarefa contínua de leitura crítica do mundo e do seu papel nele. No segundo, na mesma linha, afirma-se que pesquisa eensino estão em uma relação de causa e efeito mútua. Qualquer desconhecimento gera a necessidade de buscar, procurar saber. Essa pesquisa feita de forma metódica transforma a curiosidade ingênua em...

Relacionados