RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS

São consideradas na espécie humana duas espécies de desigualdade: a natural ou física, porque é estabelecidapela natureza, e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito, ou da alma; a outra que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque dependede uma espécie de convenção, e que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Consiste esta nos diferentes privilégios de que gozam alguns com prejuízo dos outros, comoser mais ricos, mais honrados, mais poderosos do que os outros, ou mesmo fazerem-se obedecer por eles.
Não se pode perguntar qual é a fonte da desigualdade natural, porque a resposta se encontrariaenunciada na simples definição da palavra. Já a desigualdade política ou moral tem sua origem na perfectibilidade do homem, que propiciou o surgimento e o desenvolvimento de grupos sociais e degovernos. O homem é, por natureza, bom, possuindo características como a piedade, o amor em si e a tendência a paz; a sociedade é que o corrompe.
A partir de uma historia hipotética, Rousseau narra apassagem do estado natural para o estado social:
O primeiro grau de desigualdade – O primeiro que cercou um terreno e atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas simples o suficiente para acreditarnele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil; Houve reivindicação das terras e divisão destas justificada pelo trabalho e tempo empreendido nelas, devido o desenvolvimento da agricultura e dametalurgia. Os que ficaram sem terras submeteram-se aos que tinham através do trabalho. Nasce a primeira grande desigualdade: a pobreza e a riqueza.
O segundo grau de desigualdade – Da primeiradesigualdade surge a segunda: as guerras decorrentes dessa desigualdade dão vazão á necessidade de um governo e de leis, que pudessem dar ordem aos caos (Hobbes) e proteger os indivíduos através de um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Discursso-Sobre-a-Origem/48824505.html

MLA

"RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Discursso-Sobre-a-Origem/48824505.html>.

MLA 7

"RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Discursso-Sobre-a-Origem/48824505.html>.

CHICAGO

"RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Discursso-Sobre-a-Origem/48824505.html.