Resumo dialética do esclarecimento - adorno e horkheiner

1852 palavras 8 páginas
Resum Uma análise revisionista de Adorno e Horkheimer em “A Dialética do Esclarecimento”
Walace Ferreira 1

Palavras-chave: Esclarecimento, capitalismo, indústria cultural, teoria crítica, sociedade moderna

Escrita em 1947, “Dialética do Esclarecimento” representa fundamental obra da chamada “teoria crítica” das ciências sociais, sendo seus autores da primeira geração da “Escola de Frankfurt”, caracterizada pelo pensamento crítico e altamente reflexivo a respeito da sociedade moderna. Adorno e Horkheimer fazem um tipo de macro-sociologia, em que o indivíduo aparece refém de uma sociedade marcada pelo amplo processo de “esclarecimento”. Vivendo no conturbado contexto da Alemanha nazista, suas observações são frutos do combate ao processo de racionalização que foi exacerbado com o Iluminismo. O nascimento dessa escola tem tudo a ver com o clima de mobilização da esquerda tradicional que emergiu na Europa entre guerras, com a onda vermelha do sovietismo invadindo a Europa do Leste rumo à Alemanha Oriental. Os principais intelectuais da “Escola de Frankfurt”, que possuíam pensadores de variadas formações, tinham como principais pressupostos a crítica ao racionalismo enquanto ideologia da humanidade e a crítica aos sistemas que reproduzem essa ideologia e controla a sociedade, numa tendência marxista que se misturou com a influência freudiana e weberiana.

1

Doutorando em Sociologia no Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IUPERJ). Área de Interesse: Política Externa Brasileira. E-mails: walaceuerj@yahoo.com.br ou wferreira@iuperj.br.

CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais Ano 2, Volume 5, Dezembro 2008

332

O termo “dialética”, no livro, representa as transformações constantes da vida social, de modo que a dialética defendida é aquela mais próxima da dialética hegeliana, visto que para Hegel as transformações se davam no mundo das idéias, daí passando para a vida material. Desse modo, Adorno e Horkheimer acusam o racionalismo

Relacionados

  • Realizador
    2727 palavras | 11 páginas
  • A importancia do desenho animado
    4387 palavras | 18 páginas
  • Gestao do conhecimento em sistemas publicos
    11251 palavras | 46 páginas