Resumo desenvolvimento e aprendizagem de 0 a 6 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3316 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos


1.1 Como se desenvolvem e aprendem as crianças da etapa da educação infantil?

O nosso contato com crianças nos proporciona conhecimentos deste universo infantil, desde o nascimento até os seis anos, ocorrem mudanças onde as crianças se tornam mais parecidas com pessoas adultas. Isto devido à grande influência dos adultos que a rodeiam,estas são questões de objeto de estudo da psicologia evolutiva e da educação.

Para entendermos melhor relacionaremos três conceitos:

*Maturação: Desenvolvimento físico (ligada ao crescimento)

*Desenvolvimento: Se refere à formação progressiva, como: linguagem, memória, raciocínio e estima. Lembramos que este processo é ininterrupto no decorrer da vida.

*Aprendizagem: Com aaprendizagem adicionamos novos conhecimentos e valores, habilidades de uma forma a incorporar o individuo em nossa cultura e sociedade.
Conceitos definidos poderão entender como meninos e meninas se desenvolvem e qual o papel da escola neste desenvolvimento.

Processo de desenvolvimento

Crianças de zero a seis anos ao nascerem às crianças precisam de cuidados e de atenção não muito complexos (uma vezque a necessidade maior seria comer, dormir, higiene e atenção para o desenvolvimento e maturação próprios para a idade). Ao crescerem já procuram chamar a atenção na maioria das vezes através do choro por não quererem ficar sós, fingir dores e mediante esta linguagem se fazem entender e exigir maior atenção. O ser humano é o único ser que pode planejar suas ações colocando em andamento suaatividade psíquica para realizar ações criadoras é que de acordo com suas heranças existe uma diversidade física e psíquica de cada ser humano.

A herança no decorrer do desenvolvimento

Os genes que recebe como herança dos pais, tipo: um sexo definido, um calendário de maturação e algumas capacidades de desenvolvimento. Nascem com um cérebro que comanda toda parte do desenvolvimento semlimitações, ele dá todas as informações para que a criança fale independente da língua pátria. Nosso código genético contém uma informação que denominamos calendário de maturação, que se refere ao desenvolvimento, andar, falar etc. onde estes processos ocorrem mais ou menos igual para todos. Percebemos este calendário principalmente em crianças de zero a dois anos, pois estão relacionadas a uma maturaçãoneurológica essencial, após esta idade as aquisições de desenvolvimento estão muito ligadas a fatores externos e ajuda que recebem das pessoas que as rodeiam. A influência hereditária é muito bem definida por F.Jacob que diferencia o código genético em duas partes:

*Parte fechada: a que impõe informações pré determinadas que seja cumprida. Ex: O andar por volta de 01 ano de idade.

*Parte aberta:onde com a influência do meio é desenvolvido mais e mais o seu potencial. Ex: Sem o estimulo do meio em que vive dificilmente a criança fará uso da linguagem.

O desenvolvimento da espécie humana é o resultado de uma interação entre a maturação e o estimulo do meio que vive. Com isto compreendemos que o meio físico e social que envolve as crianças desde o seu nascimento, faz com que a criançapsicologicamente se desenvolva.

Relações entre o desenvolvimento e a aprendizagem

Na fase da creche o ensino é restrito, pois se subentende que não adquiriram algumas características imprescindíveis, um exemplo é o fato de dizer que não é possível ensinar numerais, pois a criança não tem conceito de números estabelecidos. Deste modo vemos que a abordagem fundamental feitas pela psicologiagenética de Jean Piaget está sendo regiamente aplicado nas escolas. Segundo o psicólogo Russo Vygotsky para haver desenvolvimento deve ser necessário uma série de aprendizagens anteriores.
É a aprendizagem com interação que forma o indivíduo psicologicamente, assim vemos que é fundamental no desenvolvimento das crianças uma partilha com pessoas mais capazes como: pais, família, professores e...
tracking img