Resumo desenvolvimento e aprendizagem de 0 a 6 anos

Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos


1.1 Como se desenvolvem e aprendem as crianças da etapa da educação infantil?

O nosso contato com crianças nos proporciona conhecimentosdeste universo infantil, desde o nascimento até os seis anos, ocorrem mudanças onde as crianças se tornam mais parecidas com pessoas adultas. Isto devido à grande influência dos adultos que a rodeiam,estas são questões de objeto de estudo da psicologia evolutiva e da educação.

Para entendermos melhor relacionaremos três conceitos:

*Maturação: Desenvolvimento físico (ligada ao crescimento)*Desenvolvimento: Se refere à formação progressiva, como: linguagem, memória, raciocínio e estima. Lembramos que este processo é ininterrupto no decorrer da vida.

*Aprendizagem: Com aaprendizagem adicionamos novos conhecimentos e valores, habilidades de uma forma a incorporar o individuo em nossa cultura e sociedade.
Conceitos definidos poderão entender como meninos e meninas se desenvolveme qual o papel da escola neste desenvolvimento.

Processo de desenvolvimento

Crianças de zero a seis anos ao nascerem às crianças precisam de cuidados e de atenção não muito complexos (uma vezque a necessidade maior seria comer, dormir, higiene e atenção para o desenvolvimento e maturação próprios para a idade). Ao crescerem já procuram chamar a atenção na maioria das vezes através dochoro por não quererem ficar sós, fingir dores e mediante esta linguagem se fazem entender e exigir maior atenção. O ser humano é o único ser que pode planejar suas ações colocando em andamento suaatividade psíquica para realizar ações criadoras é que de acordo com suas heranças existe uma diversidade física e psíquica de cada ser humano.

A herança no decorrer do desenvolvimento

Os genes querecebe como herança dos pais, tipo: um sexo definido, um calendário de maturação e algumas capacidades de desenvolvimento. Nascem com um cérebro que comanda toda parte do desenvolvimento sem...
tracking img