Resumo desenvolvimento de produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SRESER BASTOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: MARKETING
PROFESSORA ELIANE CALMON















RESUMO
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO



Nome do Aluno:
JOSÉ RODRIGUES DE SIQUEIRA














Rio de Janeiro Abril de 2012.







Produto é o ponto focal por meio do qual as empresas procuram satisfazer as necessidades doconsumidor. A maioria das pessoas,quando ouve falar sobre marketing de produto, tende a pensar em bens de consumo de venda rápida, como sabão em pó ou barras de chocolate. Na verdade o termo produto pode significar muito mais.
Um produto pode ser:
• Um bem material
• Um serviço intangível
• Uma combinação de ambos
• Um lugar
• Uma pessoa
• Uma idéia

Devemos ter emmente que as pessoas não compram produtos com fins em si mesmos. Um produto só é comprado pelo beneficio que ele provê. Em outras palavras, um produto tem valor para alguém apenas quando for percebido como algo que satisfaz alguma necessidade.

ANÁLISE DA OFERTA DE PRODUTO
Produtos são entidades complexas e por isso pode ser útil identificarmos alguns níveis de benefícios que eles oferecem:1_Benefício Essencial
Todo produto existe para satisfazer uma necessidade; portanto, sua procura depende, no mínimo, da satisfação desta necessidade. A melhor maneira de entender isso é pensar num item e identificar o beneficio essencial que a posse deste item nos traz.

2__Benefício Secundário
Incluem os elementos físicos, com a cor, o design, a forma, a embalagem, o tamanho etc. Um aparelhode TV, por exemplo, pode ter o entretenimento como beneficio essencial, mas os elementos secundários seriam o formato do televisor, o tipo de tela, a qualidade do som, a cor, assistência técnica etc.

3 _Benefício Ampliado
E o que diferencia um produto de seus concorrentes. Inclui elementos intangíveis como serviços de pré e pós venda, garantia facilidade de credito, marca etc.

COMPOSTO DEPRODUTOS
O composto de produtos engloba a variedade que uma empresa oferece para o mercado.
• Item de Produto
É o produto individual, com seu elemento essencial e seus elementos secundários e ampliados (câmera digital Kodak CX4120)
• Linha de produtos
É a coleção de itens de produto, agrupados pelo tipo de matéria-prima usada, pela tecnologia ou simplesmente pelo senso comum (comouma linha de câmeras digitais). Uma linha de produtos eficaz deve ter foco no cliente e, portanto, reunir varias necessidades de um dado segmento alvo ou vários segmentos, como a necessidade de registrar visualmente suas lembranças.
• Composto de Produto
É o conjunto de todos os produtos que uma empresa oferece aos consumidores. Dentro desse mix há o que chamamos de profundidade eabrangência. A profundidade do composto se refere à quantidade de produtos. Por exemplo, as lojas de eletroeletrônicos oferecem diferentes tipos de câmeras, em sua linha de materiais fotográficos. A abrangência do composto refere-se à variedade da linha que uma empresa tem; quanto maior a sua linha, maior será a abrangência do composto. As lojas de eletroeletrônicos, por exemplo, tem, além da linha decâmeras, linha de televisores, equipamentos de áudio, computadores etc.


ESTRÁTEGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO


As estratégias para o desenvolvimento de novos produtos podem ser de quatro tipos:


• Estratégias ofensivas: adotadas por empresas que querem manter a liderança no mercado, estando sempre à frente dos concorrentes. É necessário investimento em pesquisa edesenvolvimento.
• Estratégias defensivas: adotadas por empresas que seguem as empresas líderes. Evita custos com desenvolvimento e não corre riscos entrando em novos mercados.
• Estratégias tradicionais: adotadas por empresas que atuam em mercados estáveis, sem grande demanda por mudanças.
• Estratégias dependentes: adotadas por empresas que não têm autonomia para lançar seus próprios...
tracking img