Resumo desenho para designer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenho para designers

A despeito da onipresença dos sistemas de computador, um simples lápis ou caneta esferográfica ainda têm lugar na caixa de ferramentas do designer. Diferentemente dos modelos em computador de hoje em dia, que insistem em precisão e fim, o esboço mostra talvez uma idéia difusa do que poderia ser antes que realmente exista. Tem havido um ressurgimento do interesse pelodesenho, tanto em design quanto em artes. Os capítulos deste livro seguem seqüência do processo de design: dos esboços iniciais do conceito, nos quais o designer luta para que uma solução satisfaça as restrições estabelecidas pelo departamento de marketing do cliente e as demandas de produção; passando pelos desenhos de apresentação e visualização para manter o cliente informado ; aos desenhos deconfiguração geral e detalhe; aos desenhos de engenharia para produções totalmente cotados com dimensões para as peças , mas também dos moldes e matrizes necessários para a fabricação e mais a diante , as ilustrações técnicas e os digramas explodidos usados em publicidade e para manutenção do produto. Cada etapa tem os seus próprios método e ferramentas de desenho.
Para que serve um desenho dedesigner?
Sejam estes automóveis, cadeiras, máquinas industriais ou forma de massa, o designer de produto, assim como os arquitetos, também tem uma relação especial com seus desenhos. Os desenhos devem transmitir informações sobre formas tridimensionais complexas, dotando novos produtos de personalidade e facilidade de uso. Uma vez que o produto tenha sido projetado, o designer pode ter queproduzir novos desenhos, chamados de, ilustrações técnicas, que instruem o usuário final a respeito da operação do produto.
O que é designer?
O processo de designer é praticado conforme descrito nas linhas seguintes e desenhos são parte integrante deste processo, como uma forma diferente de desenho usando as distintas ferramentas conforme cada etapa do processo.
O processo de design
O designerrecebe inicialmente um pedido de um cliente, na forma de uma proposta de projeto. Uma equipe é constituída, contendo um líder de projeto e vários profissionais. Encontram com o cliente e definem o cronograma, com prazos, honorários e negociam também uma proposta detalhada com todos os requisitos. Os designer então se põem a pensar e a gastar papel de rascunho e dentro do prazo, apresentam ao clienteuma serie de propostas , geralmente acompanhado de desenhos e maquetes.
O esboço de conceito
Um esboço de conceito pode ser definido teoricamente como uma coleção de pistas visuais suficientes para sugerir um design para um observador informado.
Desenho de apresentação
Um desenho de apresentação é algo completamente diferente, a intenção é apresentar para o cliente ou financiador uma seleçãode imagens muito bem feitas, com aparência o mais realista possível. Esse desenhos já foram iniciados a mão, mas acabados usando um programa de processamento
de imagem , tais como adobe photoshop ou mesmo modelos sólidos 3D completamente renderizados em computador. O cliente delibera e valia estas propostas e aceita uma das variações ou uma composição constituída de varias porções de duas oumais propostas.
Desenhos de conjunto
Os designers que levam o processo de design adiante após a apresentação, recebem a aprovação para descer aos detalhes, produzindo primeiro um desenho de conjunto e, em seguida, todos os desenhos detalhados com as dimensões para fins de fabricação e montagem.
Ilustrações técnicas
Uma vez que o produto esteja em produção e todas as decisões de projeto estejamconsolidas, ilustrações técnicas serão necessárias para as pessoas responsáveis pela montagem, manutenção e uso de produto. Estes desenhos já foram feitos usando um aerógrafo, mas hoje são quase que inteiramente criados em computador.

Historia do design
Designers e construtores desenham desde os primórdios da civilização. A primeira ligação entre desenho e manufatura, segundo a lenda grega,...
tracking img