FIG - UNIMESP

Centro Universitário Metropolitano de São Paulo







Taianna Rafaela da Silva Oliveira, 425









Tema do Trabalho: Declaração de Salamanca

Síntese e Conclusão

Professor: Ana Maria - Pedagogia, 7° sem. C


















Guarulhos

2012





O Trabalho com crianças com necessidades educativas especiais.

Desde a Declaração de Salamanca, em 1994, passou-se a se considerar a inclusão dos alunoscom necessidades educativas especiais em classes regulares como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais, na medida em que se considerou que a maior parte dessa população não apresenta qualquer característica intrínseca que não permita essa inclusão, “a menos que existam fortes razões para agir de outra forma”. Crianças com necessidades educacionais especiais eram mantidas separadas das outras, seu desenvolvimento era limitado, pois elas estavam convivendo fora doseu ambiente comum, não estavam se sociabilizando com o mundo. Mediante a isso, foi inserido há muito tempo, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases uma Lei que garante a inserção dessas crianças nas creches e pré escolas regulares, para que elas venham a desenvolver o seus aspectos cognitivos, sociabilizando e interagindo com os colegas e mundo. Para isso, as escolas devem atender essas crianças tendo toda sua estrutura modificada, ou seja, planejamentospedagogicos revistos, afim de trabalhar adequadamente com suas necessidades especiais, sem alterar ou regredir com as atividades comuns dos demais educandos. Essas crianças devem ser estimuladas pelo professor, para que nela não cresca um sentimento de inferioridade, para isso o professor deve capacitar-se afim de passar a criança confiança necessária para que ela venha desenvolver-se.

Os pais, como parte fundamental, tornam-se ferramentas importantissimas para o desenvolvimento [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resumo declaração de salamanca. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Declara%C3%A7%C3%A3o-De-Salamanca/160970.html

MLA

"Resumo declaração de salamanca" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Declara%C3%A7%C3%A3o-De-Salamanca/160970.html>.

MLA 7

"Resumo declaração de salamanca." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Declara%C3%A7%C3%A3o-De-Salamanca/160970.html>.

CHICAGO

"Resumo declaração de salamanca." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Declara%C3%A7%C3%A3o-De-Salamanca/160970.html.