Resumo de o mestre-escola e a professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE O MESTRE-ESCOLA E A PROFESSORA
O texto se inicia relatando algumas características do espaço escolar do início do século XIX, onde o médico Manuel Antônio de Almeida extrai trechos da obra Memórias de um sargento de milícias para demonstrar como eram as ‘aulas’ no Rio de Janeiro daquela época. Nessa obra descreve-se o mestre-escola e seu ambiente de trabalho, como no trecho: “Foi obarbeiro recebido na sala que era mobiliada por quatro ou cinco longos bancos de pinho sujos pelo uso, uma mesa pequena que pertencia ao mestre, e outra maior onde escreviam os discípulos, toda cheia de pequenos buracos para os tinteiros...” e “... o mestre, acostumado àquilo, escutava impassível, com uma enorme palmatória na mão, e o menor erro que algum dos discípulos cometia não lhe escapava nomeio de todo o barulho...”.

OS PRIMÓRDIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL
Após a expulsão da Companhia de Jesus dos domínios portugueses e o envio de professores régios, se inicia no Brasil no século XVIII e início do XIX um processo de laicização da instrução, com o intuito de acabar com o ensino disperso e formar um sistema complexo de ensino estatal. Para a consolidação dessa unificação dosistema em relação à instrução primária, foi necessário adotar um método de ensino e definir os conteúdos a serem estudados, se estabeleceram normas burocráticas a serem seguidas pelas escolas, e também foram proibidos alguns livros e outros autorizados, entre outras questões. Apesar da vinda da Família Real ter colaborado para a aceleração do processo de criação de um sistema homogêneo de ensino, asformas dispersas ainda continuaram coexistindo por muito tempo, na qual a esfera privada tinha mais acesso, pelo fato de ter posses e terras, tendo assim condições de enviar e manter um membro da família, se necessário, na escola. As formas de ensino eram diversas; na zona rural o ensino era feito por padres ligados aos engenhos, e na área urbana havia as Igrejas e instituições filantrópicas,corporações profissionais no caso de preparação para algum ofício, ou ainda o ensino no âmbito doméstico, no qual um membro da família repassava seus conhecimentos a outros. Foi somente após a Lei Geral do Ensino de 1827 que se efetivou a intervenção estatal quanto à organização docente e, só ocorreram as primeiras iniciativas efetivas e a política de transferência para as províncias aresponsabilidade pela formação de docentes com o Ato Adicional de 1834. Além de instituir os meios de formação de docentes, o Estado ficava responsável por seleções de professores através de concursos e o controle dos mecanismos de inspeção e vigilância que contribuiriam para o redirecionamento da profissionalização. Com o surgimento de escolas normais, ocorreu o processo de institucionalização docente, nasdécadas de 30 e 40 do século XIX.

A FORMAÇÃO NAS ESCOLAS NORMAIS
Entre a década de 30 a 50 do século XIX, os governantes do Brasil necessitavam organizar a sociedade de modo a ganhar a confiança de todos e serem vistos como representantes de uma “vontade geral”. Para isso era preciso “civilizar” a sociedade pois, acreditava-se, que a falta de instrução era relacionada com a criminalidade. Porconta disso, um dos slogans oitocentistas para a defesa das escolas era o de que abrir escolas era fechar prisões. As escolas normais nasceram num momento em que as províncias buscavam uniformidade através da instrução.

A PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DO BRASIL – ASPECTOS DA SUA CRIAÇÃO E TRAJETÓRIA DURANTE O SÉCULO XIX
A Escola Normal de Niterói foi uma instituição de grande importância na formação deprofessores no Império, sendo a primeira e tendo iniciado suas atividades na década de 30. A organização e administração das escolas ficava à cargo de cada província, e embora criadas, algumas escolas levaram algum tempo até serem inauguradas, como ocorreu em Minas e na Bahia, que optaram por um método de ensino mútuo e simultâneo (novidade àquela época), e para isso foram enviados dois...
tracking img