Resumo de o capital - a mercadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. A mercadoria

A riqueza das sociedades capitalistas configura-se segundo Marx em “imensa acumulação de mercadorias”, e a mercadoria, vista de forma isolada, é a forma elementar dessa riqueza.A mesma é um objeto externo, ou seja, uma coisa que por suas propriedades, satisfaz as necessidades humanas, seja quais forem essas necessidades.
Cada coisa útil pode ser considerada sob duploaspecto, segundo a qualidade e quantidade. A variedade dos padrões de medida das mercadorias decorre da natureza diversa dos objetos a medir e também da convenção. A utilidade de uma coisa faz dela umvalor-de-uso, o mesmo só se realiza com a utilização ou o consumo. Os valores-de-uso constituem o conteúdo material da riqueza, independente da forma social dela. Na sociedade capitalista, osvalores-de-uso são, ao mesmo tempo, os veículos materiais do valor-de-troca. Como valores-de-uso, as mercadorias são, antes de qualquer coisa, de qualidade diferente, como valores-de-troca, só hádiferenciação na quantidade. Portanto, a mercadoria é caracterizada por seu valor de uso e valor de troca.
Um valor-de-uso ou qualquer outro bem só possui valor, porque nele está corporificado trabalho humanoabstrato, ou seja, a mercadoria é produto do trabalho. O que determina a grandeza do valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho socialmente necessária ou o tempo socialmente necessário para aprodução da mesma. De acordo com Marx “como valores, as mercadorias são apenas dimensões definidas do tempo de trabalho que nelas se cristaliza.” Entretanto, uma coisa pode ser útil e fruto do trabalhohumano sem ser mercadoria. Quem produz algo para sua própria necessidade gera valor-de-uso, mas não mercadoria. Para criar mercadoria, é necessário não só produzir valor-de-uso, mas produzi-lo paraoutros, dar origem a valor-de-uso social.
Para que haja efetivamente a produção de mercadorias, é necessária a divisão social do trabalho, porém, a produção de mercadorias não é condição...
tracking img