Resumo de a trajetoria de redes no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Ana Paula Hilgert
Rede de computadores

A TRAJETÓRIA DA INTERNET NO BRASIL: DO SURGIMENTO DAS REDES DE COMPUTADORES ÀINSTITUIÇÃO DOS MECANISMOS DE GOVERNANÇA
Marcelo Sávio Revoredo Menezes de Carvalho

Objetivos
Através de uma linha de tempo, Carvalho atribuiu em sua tese de mestrado a história doinício das redes de computadores até o seu presente, com o objetivo de montar uma bibliografia com os passos da internet no Brasil, mostrando assim, as dificuldades deimplementação das mesmas e o que permaneceu hoje em dia.
Metodologia
O histórico das redes de computadores foi feito através de entrevistas e buscas indicadas pelos participantes deprojetos que formalizaram a internet no Brasil, pois havia falta de material disponível, ao escrever a tese não houve nenhuma preocupação em manter a ordem cronológica dos fatos esim explicar os fatos.
Resultados
A primeira rede chamava-se ARPANET, entre algumas trocas, por fim a Internet se estabilizou como rede padrão. Mas para que as redescrescessem teve de se criar alguns protocolos de uso, inicialmente existia alguns protocolos privados entre as universidades, mas depois com os departamentos e órgãos governamentaisinstituiu-se o protocolo OSI e o TCP/IP que disputavam entre si as atenções, e hoje só permanece o TCP/IP ativo.
Conclusões
Apesar das brigas entre os governos e instituições,o mundo todo sentiu a necessidade de aprimorar o uso dos computadores e para isso movimentou-se para projetar e desenvolver uma rede que fosse benéfica a todos como é mostradono capítulo um, já no capítulo dois é totalmente dedicado para demonstrar como ocorreu a comunicação entre os usuários através de seus computadores pelo mundo a fora.
tracking img