Resumo de "a identidade cultural na pós-modernidade", de stuart hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro “A identidade cultural na pós-modernidade” - Stuart Hall
Vinicius R. Maderi

Stuart Hall em “A identidade cultural na pós-modernidade” procura demonstrar como o processo deidentidade se transformou e como os velhos conceitos acerca do tema foram sendo fragmentados até chegar no sujeito pós-moderno, o que ele chama de identidades “descentradas”. Essa fragmentação gera uma“crise de indentidade” no sujeito, fazendo com que o processos de mudança tomados em conjunto representem um processo de transformação e nos leve a questionar não só o sujeito moderno, mas a própriamodernidade.
Para explicar essa fragmentação do sujeito moderno, Stuart Hall explana três concepções simplificadas de sujeito:
Sujeito do iluminismo: totalmente centrado, unificado, dotado dascapacidades de razão, consciência e ação. Continha um “núcleo interior” que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e se desenvolvia com ele ao longo da vida, permanecendo o mesmo (contínuo ou“idêntico”). Uma definição individualista do sujeito e sua identidade.
Sujeito sociológico: O núcleo interior do sujeito não era autônomo, refletia a relação com “outras pessoas importantes para ele”, quemediavam a cultura da realidade em que ele habitava. Interagia entre o “eu” e a sociedade. O sujeito tinha uma “identidade interior” mas é, ao contrário do sujeito do iluminismo, formada e modificadadialogando continuamente com os aspectos culturais “exteriores” e as identidades que esses mundos culturais oferecem.
Depois de definir essas concepções acerca do sujeito, Hall afirma que elas estão"mudando", a identidade "unificada e estável" está se fragmentando: o sujeito está composto não de uma, mas de várias identidades, às vezes contraditórias ou não-resolvidas. O processo de identificaçãotornou-se mais provisório, variável e problemático, formando o:
Sujeito pós-moderno: Não tem uma identidade fixa, essencial ou permanente, torna-se uma "celebração móvel": formada e...
tracking img