Resumo de tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUBERCULOSE
Houve uma época em que acreditava-se que era possível erradicar a tuberculose devido a fatos como a redução da incidência e prevalência da doença, pela descoberta de medicamentos para o tratamento, pelo surgimento de medidas profiláticas como a vacina de BCG, além da criação de Programas de Controle. Mas ocorria uma dicotomia entre os países desenvolvidos e os paísessubdesenvolvidos.
Alguns fatores como a pandemia do HIV associada com a tuberculose, assim como o aumento da pobreza e a diminuição do investimento no setor da saúde fizeram com que houvesse um recrudescimento da doença em países desenvolvidos e um piora ainda maior do quadro nos países subdesenvolvidos.
O aumento da longevidade contribuiu para o surgimento de novas fontes de transmissão, pois os idosos eramreservatórios de bacilos nos tempos de alta incidência e agora são reativados pela baixa de imunidade própria da idade.
A tuberculose permanece como a maior causa de morbidade e mortalidade entre as doenças infecto-contagiosas no mundo. Mais de um terço da humanidade parece ser infectada pelo bacilo. A grande maioria dos casos é encontrada nos países subdesenvolvidos.
Tuberculose no BrasilRelatos históricos afirmam que não havia tuberculose entre os nativos brasileiros antes da chegada dos portugueses. Conclui-se então que a doença foi introduzida por colonizadores europeus, alguns tuberculosos, atraídos pelas qualidades climáticas, que na época eram consideradas com saudáveis para a cura do mal. Isso foi comprovado por pela prevalência da prova tuberculínica negativa entre gruposindígenas mais “isolados”. A chegada dos negros, desnutridos e extenuados, contribuiu ainda mais para a expansão da tuberculose.
A mortalidade sempre esteve elevada. A doença acomete principalmente:
- pessoas na faixa etária correspondente a plenitude da capacidade produtiva.
- setores de mais baixa renda da população.

A notificação de casos de tuberculose, no Brasil, é obrigatória. Foi evidenciadauma maior concentração de casos entre 20 e 49 anos. Tem sido observado um declínio da doença em todas as faixas etárias, sendo a maior queda de 0 a 4 anos, provavelmente devido a boa cobertura vacinal com BCG. A menor redução relativa foi na faixa dos 60 anos ou mais.

- Menor percentual de infectados: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
- Maior percentual de infectados: Norte e Nordeste.Etiologia e Transmissão da Tuberculose

Doença infecciosa de evolução crônica, sendo o agente etiológico, o Mycobacterium tuberculosis. São bacilos retos ou ligeiramente curvos, aeróbios, imóveis e não formadores de esporos.
- Parede celular: rica em lipídios, os quais tornam a superfície hidrofóbica e, dessa forma, resistente a vários desinfetantes, assim como corantes usuais de laboratório. Uma vezcorada pelo método de Ziehl-Neelsen, não pode ser descorada com soluções ácidas, sendo considerada, resistente a descoloração álcool-ácido.

Pelo fato de a parede celular ser complexa e o organismo ser fastidioso, a maioria das micobactérias tem crescimento lento, dividindo-se a cada 12 a 24 horas.

A estrutura básica da parede celular é típica de bactérias gram-positivas: uma membranacitoplasmática interna com uma camada espessa de peptoglicano, sem membrana externa. Esse esqueleto de peptoglicano está ligado covalentemente ao arabinogalactano, cujas extremidades são esterificadas pelo ácido micólico, o qual é altamente antigênico e é constituído de lipídios, glicolipídios e glicolipopeptídios livres.

As cadeias polipeptídicas na parede celular estimulam a resposta imune celulardo paciente. Esses polipeptídios são importante na realização do PPD.

As colônias da Mycobacterium tuberculosis têm crescimento lento e não são pigmentadas ou podem exibir uma coloração amarelada.

Pelo fato de não produzir toxinas, não consegue romper a barreira epitelial íntegra, infectando o hospedeiro às suas próprias custas.

Transmite-se através da via aérea por inalação de...
tracking img