resumo de treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

T &D e a Competitividade das Organizações

As organizações lutam pela sobrevivência desde o primeiro minuto de sua existência, lidando com a escassez de recursos a fim de obter posições privilegiadas que assegurem a sua perpetuidade. A competitividade é a característica de uma atividade econômica, política, social, ecológica ou esportiva na qual indivíduos disputam antagonicamente em váriosníveis.
Competitividade- é a habilidade de produzir bens e serviços que atendam às exigências dos mercados, gerar renda relativamente alta e níveis de emprego. A mesma existe não apenas para demonstrar como uma empresa compete em um determinado negócio, mas se preocupa com a forma pela qual uma organização pode ganhar vantagem por meio de competitividade.
Quando uma empresa não é competitiva suaposição no mercado está insustentável, a menos que seu desempenho melhore.
Dois modelos fazem parte do repertório de negócios: O relacionamento cooperativo que é uma situação de negócios na qual diferentes organizações cooperam e ao mesmo tempo competem entre si. Negócios colaborativos que as organizações compartilham informações e processos para aumentar a velocidade e eficiência em novosmodelos de negócios ou seja criando um conhecimento compartilhado custos são reduzidos, as inovações são aceleradas e as vantagens competitivas se destacam.
A competitividade sistemática é ter condições macroeconômicas sólidas e mercados em funcionamento, porém são necessárias, mas não suficiente para um desenvolvimento bem-sucedido. O desenvolvimento dinâmico é baseado no dinamismo empresarial e nãona dependência das políticas governamentais.
No nível microeconômico as pessoas estão sob constante pressão da concorrência, além disso, são orientadas para resultados, processos de qualidade, resultados financeiros e responsabilidade social.
Uns dos maiores problemas é que o benchmarking ainda está na dificuldade de isolar as experiências transferíveis das intransferíveis. Outro problema estána simultaneidade e na causalidade : gastos maiores em T&D podem aumentar a participação de mercado, e uma melhoria nos resultados pode gerar um aumento de T&D.
Os mercados estão sendo velozmente desregulamentadas, mudanças que ultrapassam a capacidade de compreensão das pessoas e assoberbam tanto os indivíduos quanto as próprias organizações. Para resolver esses problemas nas empresas temos decompreender os processos naturais de mudanças que caracterizam todos os seres vivos.
Compreender a vida é compreender os processos de mudanças que só começará a ser vista nas empresas sob nova ótica quando tivermos a clara noção das medidas e sob que aspectos as organizações humanas podem ser consideradas “vivas”.
A competitividade tem algumas características: é um conhecimento dependente ecomeça com a autocompetitividade, ou seja, competimos com nós mesmos. Hoje temos de ser melhor do que fomos ontem, e amanhã teremos de ser melhores do que estamos sendo hoje. A competitividade não é em si negativa ou predatória. É uma força que faz parte da vida de todos os seres e que os impulsiona a aprender e a se desenvolver.
Competir absorve as derrotas como geradoras de aprendizagem. Competir émais que movimento, é mudança que convém às organizações de qualquer natureza e, acima de tudo, as pessoas. Lidamos com a competitividade dentro de nós e convivemos com ela durante toda a nossa existência. O Rh precisa enfrentar as questões-chave do mundo dos negócios e contribuir para alcançar uma nova forma de competição que seja alavancadora do progresso das empresas e das pessoas. Essa nemsempre ocorre nas organizações com a mesma naturalidade, pois o ambiente corporativo resiste a inovações e facilita posturas comodistas que atrapalham o potencial de uma empresa em movimento cinético rumo a excelência.
Quando o homem encontra um ambiente que o acolhe, que respeita e valoriza suas contribuições, ele se sente livre para ser competitivo e apreender atitudes transformadoras. A...
tracking img