Resumo de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TI JÁ NÃO IMPORTA

Os aspectos mais importantes citados no Artigo abordam primeiramente a Tecnologia da Informação como ferramenta que sustenta operações de empresas, une elos e aproxima as organizações dos clientes. Atualmente a Ti e incorporada a organização como fator estratégico, para ganhar alguma vantagem competitiva, porém neste artigo a mesma não se sustenta como tal, devido ao seuacesso facilitado e baixo custo desta. Assim como a maioria das empresas tem a TI a sua disposição o tempo inteiro, não constrói-se um diferencial perceptível nesta área, ou seja não agrega-se valor ao produto tornando-se uma commodity. No entanto essas constatações tem seus pontos menos contundentes na parte que trata-se de vantagem competitiva, na minha opinião a forma como TI é usada agregavalor a estrategia a ser adotada num contexto geral pela empresa, que deve se ater a um conjunto de ações para tornar o produto ou serviço mais competitivo.
Destaca-se também as novas regra para gestão de TI, adotadas por algumas empresas com Wal-Mart que opta por não ser o pioneiro correndo um certo risco mas aderindo a tecnologia após sua implantação pelo concorrente assim adquiri a mesma commenor custo vendo já o seu funcionamento.
Outro importante fato é a citado é o exagerado gastos em TI destacando que em pesquisa feita 25 empresas que tiveram os mais altos retornos econômicos , por exemplo gastaram 0,8% de suas receitas em TI enquanto a media de todas as empresas foi de 3,7%, aqui observa-se que o poder da tecnologia não mede-se por quanto a mesma custou mas sim por quanto estátrouxe de retorno. O que acontece com frequência é a veneração da TI e não sua aplicação com consciência.
Portanto o que pude concluir com o texto é que a Tecnologia da Informação torna-se commodity quando utilizada por todos de forma banal sem vantagens não sendo um bem nada escasso, não obtendo vantagem competitiva. Porém apesar de um texto bem argumentado não possui uma verdade absoluta emrelação a vantagem competitiva da TI dentro da organização, sendo que o assunto pode sempre ser reavaliado por não possuir um conceito único.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO : COMMODITY OU FERRAMENTA ESTRÁTEGICA?

Neste artigo os aspectos mais importantes salientados foram a ideia de TI como uma ferramenta estratégica e está como uma commodity com comparativos e citações de vários autores. Aimportância da tecnologia de informação para as organizações indiscutivelmente e fundamental o que se busca entender é a relação entre seu custo e beneficio.
Outro fato importante, segundo um dos autores citados com Luftman, a evolução da Ti está dividida em três eras, a de recursos ou automação, era da arquitetura de sistemas de informação e a era do alinhamento estratégico a qual envolve a comunicação daestratégia para todos os níveis da organização, fazendo com que os funcionários se alinhem em uma mesma direção permitindo novas potencialidades.
Observou que a tecnologia da informação cria sim vantagens competitivas para organização, é o que hoje deve ser feito é um melhor investimento desta tecnologia para obter ganhos quantitativos e qualitativos. Apesar da mensuração dos benéficos de TIserem complexas a produtividade é a indicação do sucesso do investimento correto em tecnologia. O impacto estratégico e econômico que a TI causa é constatado pelos bancos onde os que mais investem na mesma são os mais eficientes atualmente.
Já a Tecnologia da informação como uma Comodity vista no artigo anterior po Nicholas Carr, nos remete ao pensamento de que o valor estratégico de uma TI équando está é usada de forma diferenciada sendo um tanto escassa, no entanto atualmente pela facilidade de adesão da tecnologia ela torna-se comum, para os que seguem esta linha de pensamento o que ouve-se é que a medida que uma empresa consegue inventar algo novo que não possa ser copiado e que tenha valor agregado tem o diferencial competitivo necessário para empresa.
Assim pode ser dizer que...
tracking img