Resumo de "the seven habits of highly effective people" - covey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo anotado de

The 7 Habits of Highly Effective People
de

Restoring the Character Ethic Stephen R. Covey

Simon and Schuster, Inc. ; New York, 1989

Baseia-se no estudo de literatura sobre o sucesso produzida nos últimos 200 anos. A literatura dos primeiros 150 anos tem um padrão comum que apresenta a Ética do Carácter como fundação do sucesso – a integridade, humildade, fidelidade,temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia, de que é representativa a autobiografia de Benjamin Franklin. Ao contrário, muita da literatura dos últimos 50 anos, com que o autor não concorda, aposta na superficialidade, cheia do culto da imagem social, de técnicas e de soluções rápidas, que parecem resolver, e por vezes resolvem temporariamente, os problemas masque deixam intocáveis as causas profundas e, consequentemente, abrem caminho a que os problemas ressurjam. Esta a razão pela qual o autor refere que ao longo da sua experiência de 25 anos, ao tempo da edição do livro, no mundo dos negócios, na universidade, na vida em sociedade, encontrou pessoas que, apesar de um incrível grau de sucesso exterior, se debatiam com uma amargura interior, e umaprofunda necessidade de coerência e eficácia pessoal e de relações saudáveis e produtivas com os outros. Preconiza-se uma mudança de paradigma, em que a integridade constitui a chave fundamental do sucesso e da realização pessoal. Defende-se que:  As vitórias privadas precedem as vitórias públicas;  A construção interior, na relação consigo, é a fundação para a construção exterior, na relação com osoutros.  O desenvolvimento de si é fundamental para se ser eficaz nas relações com os outros.  A gestão de si é a base para a gestão dos outros.  A eficácia vem de dentro, de si, para fora, para as relações com os outros.  A clareza interior é imprescindível para a clareza com os outros. Por isso os 7 Hábitos são estruturados em dois níveis e uma cúpula:  Num primeiro e fundamental, os trêsprimeiros hábitos, aborda-se o desenvolvimento de si – os princípios da visão pessoal, da liderança pessoal e da gestão pessoal;  Num segundo, os três hábitos seguintes, aborda-se o desenvolvimento das relações com os outros – os princípios das relações mutuamente benéficas, da empatia na comunicação e da cooperação criativa;
1/9

Resumo anotado de The 7 Habits of Highly Effective People

O edifício fecha-se com o sétimo hábito, o da procura da melhoria contínua – os princípios da melhoria permanente de si, que realimentam e são fundamento estruturante de todos os restantes.

Hábito 1: “Seja Proactivo”
(Princípios de Visão Pessoal) O Homem tem a liberdade de escolher a sua resposta aos estímulos. Essa liberdade de escolha baseia-se nos dons especificamente humanos:  aconsciência de si;  a imaginação;  a consciência;  a vontade independente. É a concretização do verdadeiro significado de responsabilidade – a capacidade de responder1 2. Ser proactivo, significa ,assim, ter a capacidade de conscientemente escolher a sua resposta a qualquer situação. De outra forma, ser proactivo significa actuar em vez de ser actuado. As pessoas altamente proactivas adoptam umcomportamento, baseado em princípios e valores, que é o resultado da sua escolha consciente e livre: não se queixam das circunstâncias ou condições. A proactividade tem como pressuposto fundamental o permanente desenvolvimento das capacidades pessoais – numa relação estreitíssima com o Hábito 7, para que a pessoa possa, em cada momento, escolher a resposta que considera mais adequada, sem se deixarsubjugar pelas circunstâncias. A essência da proactividade, e a sua manifestação mais clara, está nos compromissos e no respeito integral que a pessoa assume perante si e perante os outros. A integridade perante os compromissos é, talvez, o mais importante factor para uma vida de grandeza e de plena realização.

1 2

do Latim, respondere; todas as notas etimológicas tem como referência The...
tracking img