Resumo de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração (TGA)
A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade (no início do século XX
É um conjuntoorgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte.
Essa teoria oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequados para asolução de problemas empresariais.
A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração,chamado de variável da administração.
Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da teoria geral da administração.
Na verdade,cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecêlas bem para tera sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:
* Tarefas
* Estruturas
* Pessoas
*Tecnologia
* Ambiente

Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas.
O comportamento das variáveis é sistêmico e complexo: cada uminflui e é influenciado pelos outros. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado.

Na realidade, a adequação e integração dessas cincovariáveis constituem o desafio da administração.
1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividadesoperacionais.
2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.
3. Ênfase nas pessoas: é o foco das...
tracking img