Resumo de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de texto

Texto1: Cultura organizacional brasileira: de onde viemos?

Os estudos organizacionais em perspectiva histórica podem ser considerados como parte de um campo sempre emconstrução.

Para Schultz, os primeiros estudos sobre cultura foram desenvolvidos sob a ótica funcionalista, ou seja, a visão da cultura como “posse”.

De uma perspectiva antropológica, a visão decultura como “posse” é substituída por uma visão de cultura como “processo”, uma vez que não acontece de modo isolado e tampouco é imune ao ambiente. Os integrantes da organização trazem consigoidiossincrasias que são construídas e reconstruídas diuturnamente em seus grupos de referência, tais como família,, escola e entre outros.

Para Reis Rosa e colaboradores, o conceito de culturaorganizacional é complexo, deixando de caber dentro de uma visão meramente funcionalista, pois é necessário se compreender a dinâmica organizacional a partir da dinâmica nacional já que ambas se influenciam e secompletam.

Clifford Geertz formulou a perspectiva de “teia de significados”. Para esse autor, o homem só é capaz de viver em um mundo que para si faz sentido, sendo a cultura o locus privilegiadoda produção desse sentido.

Articulando-se as interfaces entre cultura brasileira e cultura organizacional considerando a contribuição de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e RobertoDaMatta para melhor compreensão da cultura brasileira e sua reprodução nos espaços das organizações, considerando os seguintes aspectos:a condição temporal, o lugar social e a pessoa.

Em sua obra CasaGrande e Senzala, Gilberto Freyre aborda a questão da “miscigenação racial” da “casa grande” como espaço social privilegiado de relações dentro do contexto colonial. Sobre o tempo é preciso considerara década de 30, em que o Brasil rompia com as oligarquias agonizantes frente ao horizonte industrial anunciado pelo Estado Novo. O espaço é totalmente nordestino, marcado pelo coronelismo e pelos...
tracking img