Resumo de teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE TEORIAS

Teoria Behaviorista ( Skinner)
Skinner ( 1904-1980) graduou-se em Harvard em Psicologia, considerado teórico da aprendizagem. Tinha visão empirista como Locke sendo o sujeito considerado o produto das forças do meio onde vive.
Fadiman e Frager diziam que para Skinner a personalidade era uma coleção de padrões de comportamento com respostas diferentes para cada situação.Afirma ainda que dependendo do contexto vivido dá até para prever certas reações.
A aprendizagem é pela influência dos estímulos; cita dois tipos de comportamento: o respondente que tem relação com estímulo resposta (ambiente /sujeito). Exemplo: arrepio de frio, lágrimas provocadas pela cebola. No operante é a ação do organismo sobre o meio e seu efeito. Exemplo: ler um livro, escrever umacarta etc.
Nesta conjuntura visualiza-se os reforços positivos e negativos. Positivo: um estímulo, a recompensa, prazer, ganho. Negativo: visa reduzir, eliminar certas respostas; o castigo.
O teórico enfatiza reforçadores primários que seriam recompensas físicas tais como fome e sede. No secundário estímulos neutros que se associam com os primários atuando como recompensa, como dinheiro porexemplo e o aumento da mesada.
Skinner condena a punição do sujeito, pois ela diz somente o que não fazer, mas não ensina o que fazer. Diz ainda que mais cedo ou mais tarde, tais comportamentos, voltam associados a outros.
Toda prática tradicional como estrelinhas no caderno, temas validados com “muito bom”, “parabéns”, isso seria um reforço positivo. Já a ausência de recreio, correção deatividades com conceitos “ruim”, “péssimo”, “precisa melhorar” seria um reforço negativo.
Condena o tapetinho ou a cadeirinha utilizada como castigo, pois diz que a criança em certa faixa etária não reflete sobre seus erros, é egocêntrica.
Sendo assim, o ensino na escola processar-se-á através da relação estímulo resposta, onde o professor é o responsável pelos reforços positivos e negativos para obtercomportamentos desejados.
Na questão didático pedagógica Moreira destaca exemplos da aplicação de abordagem Skinneriana na escola com tais princípios básicos
a) Pequenas etapas: Informação e conteúdo apresentado em pequenas e fáceis etapas, pois facilita a emissão de respostas e diminuía possibilidade de erros;
b) Resposta ativa : Participação ativa por questionamento do professor durante aatividade
c) Verificação imediata ; O aluno aprende eficazmente quando verifica logo a resposta;
d) Ritmo próprio : O professor deve respeitar o ritmo de cada aluno, caso contrário a questão poderia ser tratada como punição ou reforço negativo;
e) Teste do programa : Salienta a importância da clareza das questões apresentadas aos alunos.
Skinner não coloca em xeque a questão da práticacultural desmerecendo ou favorecendo. Vê a importância da cultura nos valores morais, éticos, estéticos. O sistema ético Skinneriano é composto por uma filosofia moral, apoiado no modelo de seleção por conseqüências que apresenta sentenças descritivas, apontando as variáveis seletivas que continham o comportamento ético. Sentenças prescritivas ou mandos destaca e promove a sobrevivência dasculturas.
Na família e cotidiano cita-se o caso de Mariana ao fazer compras no sábado com sua filha, esta joga-se no chão chorando e esperneando dizendo não sair do corredor das guloseimas se a mãe não lhe comprar chocolates.
Para Skinner a pirraça e comportamentos semelhantes, são adquiridos ; Mariana sua mãe deveria ignorá-la, falando rispidamente e retirando-se do corredor. Caso cedesse à manhaisso se transformaria em um reforço positivo para a menina.
Se a criança chorar e não for fome ou sede ou por causa de dor, para Skinner trata-se de manha, os adultos devem ignorar o choro, não pegando-a caso contrário a criança associaria o choro como comportamento operante e o colo e mudança de lugar como reforço.
Para mudar o comportamento adulto, o teórico aconselha que os objetivos se...
tracking img