Resumo de teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTORIA DE ISRAEL

Embora a maioria dos componentes de Israel já estivesse em cena desde a primeira metade do segundo milênio com os patriarcas, Israel como povo surge depois. O autor ratifica a narrativa bíblica com evidências externas, embora ele ressalte alguns problemas de cronologia. 

Durante a Última Idade do Bronze, o Egito passou a ser império. Por volta de 1540 o poderoso Amósisexpulsou os hicsos do Egito perseguindo-os até a Palestina, abrindo caminho para a Ásia. Seus sucessores agiam de forma a garantir que a catástrofe dos hicsos não mais se repetisse. Para tal, houve durante esse período uma espécie de corrida armamentista. Tutmósis III levou o Egito ao auge do poder, seu Império estendeu-se para o norte, do Eufrates à foz do Orontes, e para o sul até à QuartaCatarata do Nilo, na Núbia. O Império do Egito conservou-se intato até o século XIV, quando se deflagrou uma revolução violenta que ameaçou abalar os seus alicerces. Este período é chamado o período Amarna, por causa de Akhetaten (Tell el-Amarna).

Durante o reinado de Amenófis IV, nasceu no Egito, menos de um século antes de Moisés, uma religião monoteísta. Durante este período, depois de concluídaa paz com Mitanni, os faraós enviaram algumas grandes expedições à Ásia. Com a doença do faraó e outras questões de administração doméstica, o domínio egípcio na Ásia enfraqueceu. Povos nômades de gente inquieta sem lugar definido na ordem estabelecida (como os Apiru), cujo numero de escravos fugitivos só aumentava, com mercenários mal pagos ou descontentes de toda espécie que estavam dispostos ase bandear com qualquer líder ou chefete que lhes oferecesse esperança de tirar vantagem da situação, tomaram de assalto a região de Sinquém. Embora não possamos relacionar esses acontecimentos com os do livro de Josué, é provável, segundo o autor do livro objeto desse resumo, que eles representem uma fase da ocupação da Palestina pelos hebreus.

A posição do Egito é ameaçado pelo aparecimentode um poder hitita no norte, e apesar da proteção da aliança com Mitanni, a fraqueza do Egito não valeu para a aliança contra os hititas. Estes, aproveitando-se da fraqueza do Egito, avançaram para o sul tomando das mãos dos egípcios o território do Líbano até o norte da Fenícia. Após uma sucessão de faraós e muitos conflitos inevitáveis com os hititas, Haremhab assume o poder (1333-1306aproximadamente) por ocasião da morte de Aya. Tomou várias providências importantes como eliminar a corrupção das estruturas administrativas e judiciais da terra. Seus esforços acabaram com a crise e possibilitaram ao Egito reassumir o seu papel agressivo na Ásia durante a Décima Oitava Dinastia.

Sucedeu a Harembah, outro general Ramsés que veio de Avaris, a antiga capital dos Hicsos. Embora Ramisés I sóreinasse pouco tempo, ele passou o poder a seu filho Setos I e assim se tornou o fundador da Décima Nona Dinastia. 

A última parte do longo reinado de Ramsés trouxe ao Egito não somente a paz, mas também um dos maiores períodos de atividade e trabalho de construção da sua história. 

Ramsés II faleceu após longo e glorioso reinado sendo substituído por seu décimo terceiro filho, Marniptah.Ele assumiu o reinado já na meia-idade e teve muitas dificuldades em dar continuidade ao glorioso império. A Palestina ficou provavelmente vulnerável pela negligência de Marniptah, o que favoreceu a tomada do território pelos israelitas segundo a opinião de John Bright.

Ao mesmo tempo em que o Egito passava por dificuldades, o Império Hitita sofria um desastre irreparável. Nunca antes um Impériotão grande ruíra tão de repente. A Babilônia foi invadida pela Assíria e saquearam tudo com incursões violentas através do Eufrates para as terras hititas até a costa do mediterrâneo. Enfim, A luta pelo poder na Última Idade do Bronze terminou com a morte ou esgotamento de todos os adversários, mais uma vez evidenciando os pontos facilitadores para a conquista israelita. 

John Bright desta...
tracking img