RESUMO DE SOLUBILIDADE DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS

745 palavras 3 páginas
RESUMO DE SOLUBILIDADE DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente).
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS: As estruturas tridimensionais das moléculas orgânicas desem­penham papel fundamental na determinação de suas propriedades químicas e físicas.Tendo o carbono quatro elétrons de valência ele forma quatro ligações em seus compostos, podendo ser ligações simples, onde os pares de elétrons são dispostos em um arranjo tetraédrico segundo o modelo da repulsão do par de elétrons no nível de valência.
DISCUTINDO A SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS: Soluções de solutos apolares em solventes apolares representam o processo mais simples em termos de dissolução. As forças envolvidas nas interações soluto-soluto, solvente-solvente e soluto-solvente são todas interações relativamente fracas (forças de dispersão de London), levando a mistura à formação de uma única fase. Tais soluções são chamadas soluções ideais, sendo a entalpia da solução ∆H = 0, e à temperatura constante a variação da energia livre será função do termo relativo à variação de entropia. ∆G = ∆H - T∆S Equação 1 / ∆G = -T∆S (∆H = 0) Equação 2
1. Hidrocarbonetos: Devido ao grande número de compostos orgânicos constituídos através da presença de ligações C-H (fracamente polares) e à simetria dos arranjos formados em torno dos átomos de carbono, estes formam um grande número de espécies, cujos momentos de dipolo resultantes são iguais a zero ou próximos de zero.

2. Álcoois e fenóis: Assim, enquanto os hidrocarbonetos tais como metano, etano e propano são pouco solúveis em água, os álcoois de cadeias menores (até3 átomos de carbono) metanol, etanol e propanol são infinitamente solúveis em água (totalmente miscíveis), resultado da forte ligação de hidrogênio entre água e álcool álcoois.

3. Éteres, aldeídos e

Relacionados

  • Trabalho
    28697 palavras | 115 páginas
  • Quimica analitica
    42864 palavras | 172 páginas
  • Estudo de caso em hospital
    17565 palavras | 71 páginas
  • Estudos de caso
    22052 palavras | 89 páginas