Resumo de sociologia - cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO SOCIOLOGIA - CULTURA

Aluno: Leonardo Thys Correa
Curso: Publicidade e Propaganda

Cultura
O termo cultura (colere, cultivar ; cultus, cultivo, instrução) não se restringe apenas a área de antropologia, mas em varias outras como: biologia, literatura, artes, etc.
Na maioria dos casos a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação. Umexemplo seria a de uma pessoa que desenvolveu domínio no campo intelectual ou artístico, seria uma pessoa ‘’culta’’. Já uma pessoa que não obteve seria chamada ‘’inculta’’.
Para a antropologia não há termos como culto ou inculto, pois não consideram uma cultura melhor que a outra, apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de elementos. Todas as sociedades possuem cultura, todo serhumano é provido de cultura. Para a antropologia cultura é o modo comum e aprendido na vida.
Conceitos de cultura
Ainda não se chegou a um conceito exato sobre cultura. Existem vários grupos que visualizam de diferentes jeitos o termo cultura. Seguem alguns conceitos sobre a mesma:
• Edward B.Tylor foi o primeiro a conceituar cultura, ele propôs que cultura seria todos os acontecimentosrelativos ao homem, tais como, conhecimento, crenças, arte, moral...
•Ralph Linton pensava que cultura fosse uma soma de ideias de padrões de comportamento que se adquiriam por imitação ou instrução.
•Beals e Hoijer acreditavam na cultura como abstração do comportamento, mas não deve ser confundida com atos de comportamento ou com artefatos materiais.
Clifford Geertz achava que a cultura era umconjunto de mecanismos de controle. Ou seja desenhos, músicas, objetos que fossem usados para impor a experiência.
Percebemos que a cultura pode ser vista sob vários ângulos diferentes como, ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, etc...
Classificação de cultura
A cultura é classificada de varias maneiras:
Cultura material consiste em coisas, objetos de criação humana eresultante de tecnologia da época.
Cultura imaterial refere-se a elementos que não tem substancia material como crenças, conhecimento, normas, valores.
Cultura real é aquela que todos os membros de uma sociedade praticam.
Cultura ideal é um conjunto de comportamentos que seriam vistos como ‘’bons’’ mas nem sempre são praticados.
Componentes da cultura
•Conhecimentos: Os conhecimentos sãotransmitidos por todas as culturas sejam elas simples ou complexas. O conhecimento é passado a frente ou seja aprendem aonde devem caçar, como construir abrigos, tomar cuidado com certas espécies.
•Crenças: Crença é a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente.
•Valores: O termo valor é usado para indicar situações boas, importantes, riqueza. Existem dois elementosno valor: emocional e ideacional. Os valores variam de acordo com a maior ou menos importância que os membros de uma sociedade lhe atribuem. AS sociedades apresentam dois tipos de valores: dominantes e secundários.
•Símbolos: São realidades físicas ou sensórias as quais os indivíduos que os utilizam lhe atribuem valores ou significados específicos. Símbolos podem ser gestos, sinais, valores,que sejam representados em um contexto cultural por meio de atos, atitudes e sentimentos.

Traços culturais
Traços culturais são os menores elementos que permitem a descrição de cultura. Ou seja por menor que seja o componente relacionado a tal cultura la esta um traço cultural. Traços culturais podem ser o feijão que é comido todos os dias, um aperto de mão, uma festa...
Complexos culturaisSão um conjunto de traços que formam um todo funcional. Ou seja cada cultura engloba um grande número de complexos inter-relacionados. Como exemplo temos o carnaval com suas musicas, os carros alegóricos ,desfile, ritmo, etc...
Padrões culturais
O padrão cultural é um comportamento generalizado, estadardizado e regularizado é ele que estabelece o que é aceitável ou não na conduta de uma...
tracking img