Resumo de SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE _VASCONCELOS

4479 palavras 18 páginas
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE – Resumo Livro Ana Maria Vasconcelos – Cap. 4 e 5

Nos últimos 20 anos, as entidades da categoria têm construído um projeto ético-político, que se encontra expresso no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais, na Lei de Regulamentação da Profissão (CFESS, 1993) e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Serviço Social (ABESS, 1997). Tal projeto ético-político, que deve nortear o trabalho profissional.
O profissional de Serviço Social é o único profissional da área da saúde que tem por objetivo a realização do direito individual e coletivo. Conforme coloca Vasconcelos (2002:435)
“Na saúde, se cabe ao médico, ao enfermeiro, primordialmente, a manutenção, recuperação e promoção da saúde, aos assistentes sociais – que tem como objeto a “questão social” – cabem, principalmente, organizar, aprofundar, ampliar, desenvolver, facilitar os conhecimentos e informações necessários sobre todos os aspectos da história e da conjuntura relativos à saúde e seus determinantes e à participação social e política dos usuários, a partir do conjunto de conhecimentos que a ciência tem produzido sobre a realidade social.”
Entretanto, Vasconcelos, ao realizar sua análise sobre o trabalho desenvolvido pelos assistentes social na rede pública do município do Rio de Janeiro, concluiu que há uma diferença muito grande entre a intenção e o discurso dos assistentes sociais com o trabalho desenvolvido. Pois os assistentes sociais verbalizam um compromisso com a população usuária, mas não conseguem transforma-lo em prática concreta. Assim, identificou que estes profissionais ainda reforçam os objetivos da instituição e não os do projeto ético-político da profissão.
De acordo com a autora, os assistentes sociais da rede pública municipal de saúde do Rio de Janeiro, independente do tipo de unidade em que esteja inserido, das diferenças entre os usuários e das demandas dirigidas ao Serviço Social, seguem uma lógica de organização do seu trabalho –

Relacionados