Resumo de sala de aula interativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS / CURSO DE PEDAGOGIA



Resumo do livro: Sala de aula Interativa

Educar em nosso tempo está muitodesgastado, sendo a raiz desse problema as várias fontes e processos, não podendo ser solucionado dentro da sala de aula. Uma possível solução seria modificar comunicação na sala, enfocando ainteratividade. A partir disso o professor deve promover a participação e a intervenção dos alunos, possibilitando um aproximamento entre culturas e gerações.

A interatividade requer uma maiorparticipação, comunicação e múltiplas redes de mensagens. É preciso modificar o tradicionalismo na sala de aula, ou seja, a distribuição do conhecimento e que principalmente o professor faça haver asinterações necessárias e que promova a interatividade.

Muitos críticos acreditam que a interatividade é a dissolução do sujeito, pois na educação ela se torna modificada por códigos deprogramas, passando a existir cada vez menos, limitando-se a um programa de inteligência artificial. Alguns deles também acreditam que as novas tecnologias levariam ao desenvolvimento coletivo dainteligência, a criação coletiva e a comunicação do sujeito. Daí comunicação e conhecimento tornam-se desafios da sala de aula presencial e à distancia também, sendo que a aprendizagem esta cada vez maisindependente , mas socialização necessita cada vez mais do ambiente da sala de aula , pois socializam- se em massa. Além disso, a formação do individuo se dá pela construção coletiva do conhecimentoe da comunicação.

A sala de aula interativa é um espaço coletivo, em que o professor faz com que comunicação seja de forma participação-intervenção. Uma característica marcante dainteratividade é a naturalidade da ação, que seria o confronto coletivo dos interagentes. Na ética da complexidade pode ser entendido também como a ética da tolerância, e tem alguns princípios básicos...
tracking img