Resumo de quimica 10 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo dos conteúdos de 10º ano – Química Unidade 1 – das estrelas ao átomo 1.1 – Arquitectura do Universo Organização do Universo: O Universo é formado por galáxias e espaço intergaláctico. As galáxias são aglomerados de milhões e milhões de estrelas. Nas galáxias existem estrelas e sistemas planetários, restos de estrelas, poeira interestelares e nebulosas difusas (maternidades de estrelas quesão grandes nuvens gasosas de hidrogénio e algum hélio).

A Teoria do Big Bang é mais aceitável para a formação do Universo: Antes da explosão, que deu origem ao Universo, toda a matéria que constitui o Universo encontravase concentrada num ponto, com uma densidade tão elevada que era impossível a sua descrição pelas Leis da Física. Não havia nem espaço nem tempo. Depois da explosão o Universofoi arrefecendo e expandindo. Seria como uma “sopa de radiação e partículas”. o 10-42 s – A gravidade torna-se uma força independente e o espaço e o tempo começam a ter significado. o 10-35 s – Na forças da natureza (nuclear forte, electromagnética e nuclear fraca) começam a diferenciar-se. o o o 10-4 s – Os quarks combinam-se entre si formando protões e neutrões. 100 s – Formam-se núcleos atómicosde hidrogénio e hélio. 300 mil anos – nasce a primeira matéria atómica. O Universo continua a expandir e a arrefecer, permitindo a formação de átomos. o 1 000 milhões de anos – a matéria condensa, formando galáxias, no interior destas formamse estrelas. o 15 000 milhões de anos – o Universo dos nossos dias.

Argumentos a favor da Teoria do Big Bang Expansão do universo, as galáxias continuam aafastar-se, quanto mais distantes umas das outras mais se afastam. Radiação cósmica de fundo. Hidrogénio e hélio em maior quantidade no universo. Questões que a Teoria do Big Bangnão consegue responder Porque ocorreu o Big Bang? O que havia antes do Big Bang?

Qual o destino do Universo? Teorias para responder a esta pergunta: Teoria da expansão permanente
O espaço aumentará permanentemente. OUniverso expandir-se-à para sempre.

Teoria do universo oscilante ou pulsátil
Fase de expansão do Universo: o espaço aumenta. Fase de contracção do Universo: o espaço diminui.

Teoria do estado estacionário
Rejeita o Big Bang. Defende que a expansão do Universo existe porque se cria constantemente nova matéria. Formam-se novas galáxias nos intervalos, quando estas se afastam, a partir denova matéria em formação contínua.

Escalas de tempo, comprimento e temperatura ,

Tempo se Em astronomia costuma-se medir o tempo em anos apesar da unidade SI ser o Segundo. Conversão importante: 1 ano = 365 x 24 x 60 x 60 = 3,2 x 107 s Comprimento

Temperatura

Conversão T (K) T (K) ≠ T (⁰C) mas T = 1 K = 1 ⁰C T (K) = T (⁰C) + 273

T (⁰C) T (K) = T( (⁰C)

Conversão T (⁰F) T = 1 ⁰C =1,8 ⁰F T (⁰F) = 1,8 x

T (⁰C)

T (⁰C)

T (⁰F) = 32 + 1,8 x T (⁰C)

Medição em química Medir uma grandeza é compará-la com outra da mesma espécie, que se toma para unidade. la Medição de uma grandeza é operação de medir medir. Medida é resultado da medição. Uma medição pode ser directa ou indirecta. Medição directa – obtenção da medida através de um aparelho de medição. Medição indirecta –obtenção da medida através de um cálculo matemático. O aparelho de medição deve ser seleccionado de acordo com o que se pretende medir, tendo em conta número de r, algarismos, unidades e incertezas. Algarismos significativos são todos os algarismos lidos directamente no aparelho, e o primeiro estimado ou directamente, duvidoso, inclusive. Contagem: o o o Qualquer algarismo diferente de zero ésignificativo. Zeros entre algarismos diferentes de zero são significativos. Zeros à esquerda do primeiro algarismo diferente de zero não são significativos. 0,00038 – 2 algarismos significativos o Para números superiores a um, os zeros à direita da vírgula contam como alg algarismos significativos. 3,0 – 2 a.s. o Para números sem casas decimais os zeros podem ou não ser significativos, como é...
tracking img