Resumo de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pampa-Campus São Borja
Comunicação Social-Publicidade e Propaganda



Redação de Psicologia Geral



Acadêmica: Jessica Meus Brum
Docente: Walter Cruz





São Borja,05 de dezembro de 2012
“O jornalista e o publicitário apropriam-se desse conhecimento e o utilizam com uma certa competência. Poderíamos mesmo afirmar que, nesses casos, aPsicologia é usada por eles com mais competência do que pelo próprio psicólogo. Ora, pode parecer estranho afirmar que profissionais da mídia conhecem mais Psicologia que o próprio psicólogo, mas isso é fácil de entender. O psicólogo é o profissional que trabalha com a Psicologia e, nesse campo, certamente é o mais competente e indicado. Mas, no caso da mídia, o profissional que entende daqueleassunto é outro. Um psicólogo não saberia fazer um bom comercial por não ser a publicidade a sua área de atuação. O publicitário, entretanto, produz um bom comercial, não só por conhecer as técnicas desenvolvidas pela propaganda, mas por conseguir “captar” a subjetividade das pessoas as quais pretende alcançar.(...)”
[Adilson Citelli. Linguagem e persuasão. São Paulo, Ática, 1985.pg.276]
Somos todosconscientes do grande crescimento que os meios de comunicação em massa vêm tendo. Sendo assim, profissionais da comunicação como os jornalistas e publicitários utilizam a psicologia em suas vidas mais do que como uma forma de resolver problemas do cotidiano, mas como uma competência profissional.
Com o objetivo de trabalhar a subjetividade, nos meios de comunicação em massa, geralmente éapresentado um mundo perfeito, associando um produto ou serviço a essa atmosfera perfeita. Do mesmo modo que tratam de criar alguma semelhança com a realidade, para que o consumidor sinta que não esta distante desse mundo, mas que ele que pode alcançá-lo.
Mas quando a psicologia é levada a esses meios devemos atender ao contexto da ética para saber até que ponto a psicologia pode ser utilizada paratrabalhar ideias e sensações que envolvem a subjetividade, mas de maneira geral é utilizada para alcançar um tipo de convencimento que leva ao limite da ética.
Contudo, os meios de comunicação em massa não tem controle absoluto da subjetividade de cada um. Com isso os publicitários acabam utilizando um mecanismo psicológico que chamamos de persuasão que nada mais é do que um mecanismo deconvencimento, procura atingir o plano da consciência do receptor da mensagem, nesse caso utiliza-se a informação objetiva que garante a veracidade do que é informado. Sendo um processo bastante racional.
Mas também é possível utilizar a irracional (de fundo emotivo) por ser um mundo de prazeres que não encontramos diariamente e nos são apresentados como possibilidades. Mas que não podemos ter, pois nãopossuímos um determinado poder econômico para possuir o que queremos sendo assim nos conformamos com a realidade em que vivemos e não nos frustramos. A propaganda oferece um desejo imaginário que de certa forma se concretiza (algo que tem relação com o inconsciente) no produto anunciado. Pois na verdade o que nos garante a eficiência de um determinado produto, por exemplo, não é comprovar serealmente ele é eficiente, mas que a sua é a melhor propaganda e isso é o que nos garante a eficácia do produto.
Enfim,nos meios de comunicação em massa,de maneira geral é utilizada a persuasão,pois,
Então para começar podemos dizer que o termo “psicanálise” tem três sentidos: sendo que a ciência e seu método chamam-se “Psicanálise”, a teoria psicanalítica e a terapia ou analise que é simplesmente“psicanálise”, e então como seria o método Psicanálise?
O método da Psicanálise por Sigmund Freud foi criado através de conversas com pacientes . Freud acreditava que os problemas deles ocorriam de uma não aceitação de acontecimentos da vida, para Freud as pessoas reprimiam seus desejos no inconsciente nascendo ai uma fantasia. O método básico de psicanalise é o cliente numa postura relaxada, e...
tracking img