Resumo de primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIROS SOCORROS



I) INTRODUÇÃO

O mundo de hoje não é como o de antigamente. Numa velocidade tremenda passamos por várias mudanças, principalmente por desenvolvimento de novas tecnologias aliada a globalização que alavancou as trocas de informações em diversas áreas, vide as novas tecnologias de informação que se desenvolvem rapidamente, os avanços da medicina (medicamentos maiseficazes, técnicas de cirurgias menos evasivas), nas telecomunicações (celulares com diversos recursos como câmeras com ótimas resoluções, MP3, wireless, bluetooth, jogos), nanotecnologias, entre outros.

É inegável que as atividades do dia-dia cada vez mais dinâmicas aumentam a competitividade entre as pessoas, forçando-as a se superarem em diversos aspectos pessoais e profissionais, oque aumentam as inúmeras situações de riscos de acidentes que podemos estar expostos: em casa, na rua, no transito, no trabalho e, portanto, sujeitos a ferimentos, lesões, traumatismos, decorrentes de acidentes.

Os acidentes além de acontecer na maioria das vezes de forma inesperada são eventos indesejados que causa danos pessoais, materiais, entre outros. A prevenção é a melhor forma deenfrentar este problema, pois, quando conhecemos os nossos ”inimigos”, mais preparados estaremos para encarar tais situações. Uma das prevenções que podemos dar importância é estar preparados para os primeiros socorros que em determinadas situações é decisivo para o futuro e a sobrevivência da vítima, visto que, é muito importante no momento do acidente, a primeira pessoa a ter contato com a vítima,esteja preparada para proceder corretamente na aplicação dos primeiros socorros.



II) PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

o Rapidez no atendimento (quanto mais rápido for, maiores são as chances de a vítima ter sequelas menores);

o Reconhecimento das lesões (avaliar a vítima, saber o que aconteceu, manter a vítima calma e reconhecer uma emergência);

o Chamaro RESGATE (em rico de morte, necessidade de equipamentos médicos, diga o que ocorreu, ou seja, a natureza da emergência);

o Sinalização do local (para evitar outros acidentes);

o Reparação das lesões (primeiros socorros).



III) TIPOS DE LESÕES (ato ou efeito de lesar, pancada)

o CONTUSÃO – amassamento das partes moles;

o LUXAÇÃO – deslocamento de um osso da suaarticulação;

o ENTORSE – distensão violenta dos ligamentos de uma articulação;

o FRATURA – é a ruptura total ou parcial de um osso, é a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento, com ou sem desvios de fragmentos. Pode ser completa (quando separa partes ósseas) ou incompleta (fissura).




CAUSAS DE FRATURAS:

Quedas, entorses, traumasdiretos e indiretos.



TIPOS DE FRATURAS:

o FRATURAS FECHADAS – é aquela que apesar do choque, deixam a pele intacta;

o FRATURAS EXPOSTAS – é aquela que quando o osso fere e atravessa a pele, ficando exposta. Esse tipo de fratura exige cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e chame o regate imediatamente.

o Os sinais e sintomas de fraturas sãodores intensas que aumentam com o movimento, inchação do ponto fraturado, deformidade de contorno, perda da função (dificuldade de movimentos), posição anormal de membro fraturado.




OS PRIMEIROS SOCORROS NO CASO DE FRATURAS SÃO:

o Não mover a vítima antes de conhecer a lesão;

o Não lhe dar álcool ou estimulantes;

o Não mover a vítima, sem prévia imobilização;

oCaso não possa fazer a imobilização, cubra e aqueça a vítima;

o Se possível for, imobilize o local de modo a impedir que o osso fraturado se mexa e danifique as partes moles. A imobilização costuma a reduzir a dor;

o Não tente de forma alguma colocar o osso no lugar. Se houver ferimento na pele, com água e sabão e coloque uma compressa de gaze cobrindo a região afetada, antes de...
tracking img