Resumo de parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTOZOA
Os Protozoa são divididos em sete filos: Sarcomastigophora, Apicomplexa, Ciliophora, Microspora, Labyrintomorpha, Ascetospora e Myxospora. Os protozoários englobam todos os organismos protistas eucariotas, constituídos por uma única célula. É uma única célula que realiza todas as funções mantenedoras da vida: alimentação, respiração, reprodução, excreção e locomoção. Para cada funçãoexiste uma organela própria:
* Cinetoplasto: mitocôndria especializada, muito rica em DNA
* Corpúsculo basal: base de inserção de cílios e flagelos
* Flagelos, cílios e pseudópodos: locomoção e nutrição
* Axonema: eixo do flagelo
* Citóstoma: permite ingestão de partículas
Quanto à morfologia, os protozoários apresentam grandes variações conformesua fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. Dependendo da sua atividade fisiológica algumas espécies possuem fases bem definidas:
TROFOZOÍTO: forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz
CISTO E OOCISTO: formas de resistência ou inativa. O protozoário secreta uma parede resistente (parede cística) que o protegerá quando estiver em meio impróprio ou em fase de latência.Os cistos podem ser encontrados em tecidos ou fezes dos hospedeiros; os oocistos são encontrados em fezes do hospedeiro e são provenientes de reprodução sexuada do protozoário.
GAMETA: forma sexuada que aparece em algumas espécies. O gameta masculino é o microgameta e o feminino é o macrogameta.
REPRODUÇÃO
A reprodução assexuada pode ocorrer por:
* Divisão binária ou cissiparidade;* Brotamento ou gemulação;
* Endogenia : formação de duas ou mais células-filhas por brotamento interno;
* Esquizogonia: divisão nuclear seguida da divisão do citoplasma, constituindo indivíduos isolados ou merozoítos. Esses rompem a membrana celular-mãe e continuam a desenvolver-se. As células-filhas recém-formadas são os merozoítos. Existem 3 tipos de Esquizogonia: merogonia (produzmerozoítos), gametogonia (produz microgametas) e esporogonia (produz esporozoítos)
A reprodução sexuada pode ocorrer de duas formas:
* Conjugação: união temporária de dois indivíduos, com troca mútua de materiais nucleares
* Singamia ou fecundação: união de microgameta e macrogameta formando o ovo ou zigoto que pode dividir-se para fornecer um certo número de esporozoítos.

NUTRIÇÃOQuanto ao tipo

TRYPANOSOMA CRUZI E DOENÇA DE CHAGAS
Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da tripanossomíase americana, esquizotripanose ou doença de Chagas. É uma antropozoonose frequente nas Américas. Em virtude de o protozoário apresentar um cinetoplasto volumoso e um modo peculiar de multiplicação, outros pesquisadores consideram-no pertencente a um subgênero diferente. O agente etiológicoda doença de Chagas passou a ser denominado Trypanosoma (Schizotrypanum) cruzi.
HOSPEDEIRO VERTEBRADO
No hospedeiro vertebrado e em cultura de células são encontradas intracelularmente as formas amastigotas e extracelularmente as formas tripomastigotas presentes no sangue circulante. As formas amastigotas e tripomastigotas são infectantes para células in vitro e para vertebrados.
Em todas asformas evolutivas do T. cruzi observa-se o Cinetoplasto que constitui uma mitocôndria modificada, rica em DNA. Esta organela dá o nome à ordem Kinetoplastida na qual se inserem os tripanosomatídeos.
Cepas que apresentam predomínio de formas delgadas seriam mais infectantes para células e para camundongos, desenvolvendo nestes parasitemias mais precoces, porém mais sensíveis à ação de anticorposcirculantes. Por outro lado, cepas que apresentam predominância de formas largas, menos infectantes, demorariam mais a penetrar nas células, desenvolvendo parasitemias mais tardias nos camundongos, porém mais resistentes à ação de anticorpos circulantes e por isso capazes de permanecer mais tempo na corrente circulatória.
Cepas que apresentam predomínio de tripomastigotas delgados são menos...
tracking img