Resumo de parametros curricularrs do ensino matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação Matemática em revista – SBEM – Nº4 – 1º Semestre 95, p 14-20. Um Estudo do Tema: Ampliação de Figuras Planas, a Luz dos Paradigmas da Pós-Modernidade.

Resumo

Os modelos de ensinomatemático estão em decadência, devido as contradições provocadas pelas transformações da sociedade , que tem reorganizado este modelo de ensino. Nos orientamos pelo pensamento pós-moderno representadopor Edgard Morin, Boaventura Souza santos e José Carlos Paula de Carvalho, estes acreditam que as falhas de hoje podem ser consideradas agentes de renovação.
O modelo de ensino clássico conduz auma visão superficial, não levando em conta o processo pelo qual os cientistas passaram para chegar a este conhecimento.
É preciso observar as diferenças sociais entre os alunos, levando em conta osaspectos emocionais.
Em seu artigo, Sanches ( apud Morin, 1986), afirma que para um melhor aprendizado, é necessário a junção dos aspectos imaginativos e racionais para a compilação e fixação doconhecimento e , citando Morin, “o modelo de obra racional onde há equilíbrio e harmonia, eliminando os conflitos e oposicionismos de idéias é falso e prejudicial”, ele acredita que o verdadeiroracionalismo deve coexistir com o irracional, (o Metodo III, Morin, E.).
A construção do conhecimento, deve ser feita através da interdisciplinaridade, aulas temáticas desenvolvendo o saber onde osconteúdos são referências e enquadramentos; “ o conhecimento é concebido como uma totalidade e sendo total, é também local e constituí-se através de temas”, (Souza Santos, B.).
Observando as mudançassociais, percebemos a necessidade de organizar o conhecimento de forma prática e fácil de ser absorvido, uma vez que o conhecimento cientifico se mostra cada vez mais elitizado e de difícilcompreensão.
No livro “ O Enigma do Homem” ( Morin, E., 1979), nos traz a idéia de que o homem é um ser inacabado e que as desordens emergentes são fatores de reorganização, dessa maneira, o processo de...
tracking img