Resumo de ospf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OSPF
  
Vizinhança

  
RID: Router ID. É um número de 32 bits, escrito da mesma forma que um endereço IP, utilizado para identificar um roteador aos seus vizinhos OSPF. Para encontrar seu RID, um roteador Cisco utiliza o seguinte processo: 1. Se o subcomando OSPF router-id estiver configurado, esse valor é utilizado como RID. 2. Se qualquer interface loopback tiver um endereço IP configuradoe tiver um status up/up, o roteador escolhe o endereço IP mais alto entre as interfaces loopback em up/up. 3. O roteador escolhe o endereço IP mais alto a partir de todas as interfaces operantes (up/up). Interfaces loopback sempre estão up/up, a não ser que o comando shutdown seja usado. O OSPF pode ser reiniciado com o comando:

  
#clear ip ospf process

  
O uso deste comando podeprovocar a alteração do RID, mas dependendo das circunstâncias, o IOS pode ainda assim não alterar o RID até que o IOS seja recarregado.

  
Hello - Uma mensagem Hello segue o cabeçalho do pacote IP, com o tipo 89 do protocolo do pacote IP. - Os pacotes Hello são enviados ao endereço IP multicast 224.0.0.5, que é um endereço IP multicast para todos os roteadores que executam o OSPF. - Os roteadoresOSPF ficam à escuta de pacotes enviados ao endereço IP multicast 224.0.0.5, em parte esperando receber pacotes Hello e ficar sabendo sobre novos vizinhos. - Uma mensagem Hello inclui o RID do roteador de envio, o ID da área OSPF, o intervalo Hello, o intervalo morto (dead interval), a prioridade do roteador, o RID do DR, o RID do BDR e uma lista de vizinhos que o roteador de envio já conhece nasub-rede.

  
Os seguintes pontos devem ser combinados para que dois roteadores se tornem vizinhos: - A máscara de sub-rede utilizada na sub-rede. - O número de sub-rede - O intervalo Hello (Hello timer) - O intervalo morto (dead interval) - O ID de área OSPF - Devem ser aprovados nas verificações de autenticação (se utilizadas)

  
Estados entre vizinhos: - Down: Um vizinho conhecido não maisalcançável, muitas vezes devido uma falha em uma interface subjacente. - Init: Estado intermediário em que um Hello proveniente do vizinho foi escutado, mas esse Hello não apresenta o RID do roteador como já tendo sido visto. - Two-Way: O vizinho enviou um Hello que apresenta o RID do roteador local na lista de roteadores vistos, indicando também que todas as verificações do vizinho foramaprovadas. - Full: Ambos os roteadores conhecem exatamente os mesmos detalhes do LSDB, pois fazem troca de LSAs, e são completamente adjacentes.

  
LSDB do OSPF

  
1. Com base no tipo de interface OSPF, os roteadores podem ou não eleger em conjunto um DR e um BDR. 2. Para cada par de roteadores que precise se tornar completamente adjacente, troque o conteúdo de seus respectivos LSDBs mutuamente.3. Quando concluído, os vizinhos monitoram as alterações e periodicamente redistribuem LSAs enquanto estiverem no estado Full (completamente adjacente) entre vizinhos.

  
Quando não é necessário um DR, os roteadores vizinhos podem seguir em frente e começar o processo de troca de topologia. Com um DR, o processo de troca de topologias acontece entre o DR e cada roteador alternado, mas nãoentre todos os pares de roteadores. O conceito de DR impede a sobrecarga de uma sub-rede que tenha muito tráfego OSPF quando muitos roteadores estão em uma sub-rede.

  
Eleição dos DR e BDR

Para eleger um DR, os roteadores vizinhos olham em dois campos dentro dos pacotes Hello recebidos e escolhem o DR com base nos seguintes critérios: - O roteador que envia o Hello com a definição deprioridade do OSPF mais alta se torna o DR. - Se dois ou mais roteadores empatam com relação à definição de prioridade mais alta, o roteador que envia o Hello com o RID mais alto ganha. - Nem sempre é o caso, mas normalmente o roteador que possui a segunda prioridade mais alta se torna o BDR. - Uma definição de prioridade em 0 significa que o roteador não participa da eleição e nunca pode se tornar o DR...
tracking img