RESUMO DE OPERADORES LOGISTICOS- CAP 9 LIVRO NOVAES

595 palavras 3 páginas
OPERADORES LOGÍSTICOS
Resumo do Capítulo 9:

Neste capítulo vemos sobre o impacto da terceirização de serviços logísticos para as empresas. Pode se apontar como as principais causas para adoção da terceirização de atividades logísticas, a redução dos custos e o aumento do nível de serviços. Chama-se Operador Logístico a empresa prestadora do serviço logístico, este deve prestar, ao mesmo tempo, três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes. Com o aumento do uso de muitos operadores logísticos (3PL) numa empresa, surge então a figura do Integrador Logístico (4PL), com o intuito de que este seja responsável por coordenar os vários 3PL e assim passar para o contratante uma visão dessas atividades de forma mais resumida.
A fim de organizar melhor as atividades logísticas e consequentemente gerar um fluxo eficaz, estas atividades foram classificadas em grupos e subgrupos na cadeia de suprimentos. Desta forma o PSL pode definir quais atividades exerce e em qual grupo se encaixa. Os PSLs baseados em ativos (que possuem e operam ativos) e PSLs focalizados na administração (é baseado nos recursos humanos). Se no caso, o contratante possui frota, não seria necessário contratar um PSL baseado em ativo, este precisaria de PSL baseado em recursos humanos, que ajudaria a coordenar estas frotas. Além desses, existe o tipo híbrido, são PSLs que oferecem serviços logísticos físicos e administrativos.
Para se obter sucesso na terceirização é preciso ter um bom planejamento, verificar qual a necessidade da mudança, quais as atividades serão terceirizadas, como será feita a transferência dessas atividades e definir como serão coordenadas. Dependendo das atividades que se desejam contratar, é que pode se escolher qual o prestador de serviço adequado. Como são poucas as empresas que prestam todos os serviços logísticos, o contratante se vê sob a situação de contratar vários operadores, em contrapartida, para outras empresas é adequado fazer

Relacionados