Resumo de neurologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Prova I de Neurologia

Assunto I: Doença de Parkinson e outros distúrbios dos movimentos
Neuroanatomia
Estruturas relacionadas com o movimento: o trato piramidal ou trato córtico-espinhal refere-se ao conjunto de fibras nervosas descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores do bulbo. Essas fibras estão localizadas no bulbo, em uma região chamada de pirâmide.Por definição, o trato piramidal são todas as fibras que cursam longitudinalmente pela pirâmide bulbar, não importando seu local de origem no córtex ou destino final na medula. O trato piramidal é responsável pela integração de movimentos discretos, finos e altamente qualificados nas extremidades.
Entretanto, o trato piramidal não atua sozinho. A maioria dos impulsos nervosos motores tem origemno córtex localizado no lobo frontal, mais especificamente no giro pré-central ou área IV de Brodmann. Aqui, faremos uma pausa para compreender a histologia do córtex para podermos dar continuidade ao estudo sobre o sistema motor.
O córtex é formado por seis camadas de células, e que essas camadas possuem dois tipos distintos de células: piramidais e não piramidais. Os neurônios piramidais sedistribuem entre as camadas II, III, IV e V do córtex cerebral.
O que é importante sabermos é que a camada 5 da área 4 de Brodmann ou giro pré-central é uma das áreas mais importantes para iniciar a movimentação, sendo chamada de AMP ou área motora primária. Essa camada V é rica em neurônios piramidais gigantes chamados de células de Betz. Essa região tem o limiar de excitação mais baixo, para que aestimulação cause a contração dos músculos do lado oposto do corpo mais rapidamente. Porque do lado oposto? Porque as fibras motoras trocam de lado ao passar pelo bulbo, uma marca anatômica conhecida como decussação das pirâmides. Essa região faz movimentação de vários músculos do corpo e interessantemente, os neurônios que inervam face e cabeça ocupam a parte mais inferior do giro e os da parteinferior do corpo, a parte superior do giro. Quando falamos em parte inferior e superior, nos referimos a visão axial ou transversal. Essa inervação muscular da área motora primária pode ser representada pelo homúnculo de Penfield (figura). Uma coisa importante a se destacar é que nem todas as áreas tem o mesmo tamanho. Isso significa que a inervação da língua e da face são muito maiores queoutras regiões do corpo, como as pernas por exemplo.

O desenho não representa músculos específicos e sim grupos musculares responsáveis pela movimentação da região. Isso porque esses neurônios são primários e irão fazer sinapse com neurônios secundários, sendo esses os responsáveis pela distribuição da inervação de cada grupo muscular.
Para revisar:

As fibras nervosas motoras iniciam como umleque, e vão se tornando cada vez mais afuniladas, o que se chama de corona radiata. Na imagem abaixo podemos ver o trato inteiro:

Como podemos observar pela imagem, as fibras mais laterais estão relacionadas com o membro inferior, enquanto que as mais mediais com a musculatura de face e laringe. As fibras intermediárias tem relação com o membro superior. Aproximadamente 90% das fibras cruzamna decussação das pirâmides. Existe uma considerável variação na proporção do cruzamento e do não cruzamento de fibras no trato córtico-espinhal.
As fibras piramidais se dividem em três fascículos: lateral (cruzado), anterior (direto) e homolateral. As fibras que sofrem decussação descem pela parte lateral na medula espinhal. O trato anterior é formado por uma quantidade menor de fibras que nãosofrem cruzamento e terminam na altura do tórax. As fibras homolaterais, por sua vez, descem anteriormente, mas terminam mais abaixo. A existência dessas fibras homolaterais nos explica o motivo pelo qual a destruição do fascículo piramidal determina não somente hemiplegia do lado oposto, mas também do lado correspondente ao da lesão.
RESUMÃO:
Do córtex cerebral, áreas 4 e 6 de Brodmann, sai o...
tracking img