Resumo de maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maquiavel
Em um cenário conturbado, no qual a maior parte dos governantes não conseguia se manter no poder por um período superior a dois meses, Maquiavel passou sua infância e adolescência. Com 29 anos, têm-se a primeira notícia de Nicolau exercendo um cargo de destaque na vida pública. Ele passa a ocupar a Segunda Chancelaria, posição de grande estima e responsabilidade no Estado.Depois de altos e baixos no governo, Maquiavel, condenado por conspiração, paga sua pena, consegue liberdade e tenta recuperar seu antigo emprego, mas não consegue. Exilado em sua própria terra, impedido de exercer sua profissão, inicia uma nova fase, vivendo modestamente e estudando os clássicos, deste retiro forçado nasceram as obras do analista político.
A verdade efetiva das coisas
Maquiavelacreditava que sua inarredável predestinação era falar sobre o Estado. Sua preocupação em todas as suas obras, é o Estado, não o melhor Estado, aquele tantas vezes imaginado, mas que nunca existiu. Ele acreditava no Estado real, capaz de impor ordem. Seu ponto de partida e de chegada é a realidade concreta, daí a ênfase na veritú effetuale – a verdade efetiva das coisas. Esta é sua regrametodológica: ver e examinar a realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela fosse.
Para Maquiavel a ordem, produto necessário da política, não é natural, ela tem um imperativo: deve ser construída pelo homem para se evitar a desordem e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre a ameaça de que seja desfeita. Para ele, a política é o resultado de feixes deforças, proveniente das ações concretas dos homens em sociedade, ainda que nem todas as suas facetas venham do reino da racionalidade e sejam de imediata reconhecíveis. O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos.
Natureza Humana e história
Guiado pela busca de “verdade efetiva”, Maquiavel estuda a história ereavalia sua experiência como funcionário do Estado. Seu “diálogo” com os homens da antiguidade clássica e sua prática levam-no a concluir que por toda a parte, e em todos os tempos, pode-se observar a presença de traços humanos imutáveis. Daí afirma que os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covarde ante os perigos, ávidos de lucro. Para ele o estudo do passado é um desfile de fatos dos quaisse deve extrair as causas e os meios utilizados para enfrentar o caos resultando da expressão da natureza humana.

Anarquia X Principado e República
A essa desordem proveniente da imutável natureza humana, Maquiavel acresce um importante social de instabilidade: a presença inevitável, em todas as sociedades, de duas forças opostas, onde uma das forças quer dominar, enquanto a outranão quer ser dominada. O problema político é então encontrar mecanismos que imponham a estabilidade das relações, que sustentem uma determinada correlação de forças. Maquiavel sugere que há basicamente duas respostas à anarquia decorrente da natureza humana e do confronto entre os grupos sociais: o Principado e a República. A escolha de uma ou de outra forma institucional não depende de um mero atode vontade ou de considerações abstratas e idealistas sobre o regime, mas da situação concreta. Quando a nação encontra-se ameaçada de deterioração, é necessário um governo forte, que crie e coloque seus instrumentos de poder para inibir a vitalidade das forças adversárias. O Príncipe, de Maquiavel, não é um ditador, é, mais propriamente um fundador do Estado, um agente da transição numa fase emque a nação se acha ameaçada de decomposição. Quando, ao contrário, a sociedade já encontrou formas de equilíbrio, o poder político cumpriu sua função regeneradora e “educadora”, ela está preparada para a República.
Virtú X Fortuna
Para os antigos, a Fortuna não era uma força maligna e inexorável, era uma deusa boa, uma aliada em potencial, cuja simpatia era importante atrair. Esta deusa...
tracking img