Resumo de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 20 (4764 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Logística
Capítulo 1
Missão da Logística
Determinando:
* O que, quanto e onde produzir/adquirir;
* O que, quanto e onde armazenar;
* Quando e como produzir/transportar etc.
PROQULUTEMICU

Conceito de Logística
O conceito de logística teve seu início ligado às operações militares. Os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse odeslocamento, na hora certa, de munição, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Era mais voltado para o transporte.
O mesmo acontecia nas empresas, uma indústria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes; precisa também providenciar e armazenar matéria-prima.
Os executivos entendiam então que tais operações não agregavam nenhum valor aoproduto. O setor de Logística da empresa atuava de forma reativa e não proativa.
-------------------------------------------------
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.Fluxos Associados à Logística





Moderna Logística
* Prazos acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimento;
* Integração entre todos os setores da empresa;
* Integração com fornecedores e clientes;
* Racionalização dos processos e a redução de custos em toda a cadeia de suprimento;
* Satisfação plena do cliente
LogísticaReversa
A vida de um produto não termina com a sua entrega ao cliente. Os produtos tornam-se obsoletos, danificam-se ou estragam e são levados aos seus pontos de origem para conserto ou descarte.
A cadeia de suprimentos termina com o descarte final de um produto e o canal reverso deve estar dentro do escopo do planejamento e do controle logístico.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
OGerenciamento da Cadeia de Suprimentos varia de empresa para empresa, dependendo da estrutura organizacional da empresa em particular, das diferenças de opinião sobre o que constitui a logística e da importância das atividades individuais para suas operações.
Logística de Suprimentos
Logística da Produção
Logística Integrada
Movimentação de Materiais
Administração deMateriais
Logística de Distribuição

ARMAZENAGEM PRODUTO ACABADO

TRANSPORTES

PROCESSAMENTO DE PEDIDO
PLANEJ., PROGR. E CONTROLE DA PRODUÇÃO
ESTOCAGEM EM PROCESSO
EMBALAGEM
Distribuição Física

PLANEJAMENTO DOS RECURSOS DA DISTRIBUIÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
SUPRIMENTOS
TRANSPORTES
ARMAZENAGEM MATÉRIA-PRIMA


Cadeia de Abastecimento
A cadeia de abastecimentoé o conjunto de processos para obter materiais, agregar-lhes valor e disponibilizá-lo para o local e na data desejada pelos consumidores.
A cadeia de abastecimento integrada apresenta uma visão mais ampla do que conhecemos como cadeia logística, esta mais limitada à obtenção e movimentação de materiais e à distribuição física de produtos.
O ECR corresponde à execução conjunta e sincronizada dasatividades desenvolvidas pelas organizações, cuja finalidade principal é responder eficientemente às necessidades dos consumidores. Essa integração implica a existência de atividades cooperativas entre as diferentes operações, desde a obtenção de matéria-prima e a produção da fábrica até a chegada dos produtos às prateleiras ou às gôndolas dos supermercados. A lógica parece simples, mas suaimplantação é complexa, pois implica mudanças de diversos tipos.O gerenciamento efetivo e apropriado da cadeia de abastecimento deve considerar todos os aspectos relevantes e peças fundamentais do processo, de tal forma que seja o mais ágil possível sem comprometer a qualidade ou a satisfação do cliente, mantendo ainda o custo total competitivo.
As decisões são orientadas tanto para o curto, como...
tracking img